Como ter Presença de Palco » O Guia Completo para Arrasar no seu Show

Ter presença de palco é algo marcante na vida de muitos artistas, por isso não é à toa que eles são conhecidos não só pelo talento que possuem, mas também, por quem eles demonstram ser no palco.

Antes de mais nada, seja qual for o estilo musical ou o instrumento que um artista toque, ele deve não só dominá-lo, como também envolver o público com uma boa performance.

Artistas como Bon Jovi, Fred Mercury, Beyonce, Axl rose, Elvis Presley, Michael Jackson, Slash, entre outros, são de fato bons exemplos de artistas com presença de palco a serem estudados.

Leia também:

Assim sendo, cada um desses consegue passar carisma, segurança e empatia ao público por meio de suas performances. A propósito, assista ao vídeo abaixo e descubra como conseguir uma boa presença de palco e agregar esse atributo em suas apresentações:

O que é presença de palco?

Acima de tudo, ter uma boa presença de palco é mais do que apenas estar em um palco tocando músicas que gostamos, é demonstrar principalmente postura, desenvoltura, carisma, entrosamento e atributos relacionados.

O público precisa saber que você está ali! Durante seu show, é fundamental não só atrair o olhar das pessoas como também hipnotiza-las com a sua presença sobre o palco.

Como ter uma presença de palco incrível?

Desenvolver presença de palco não é uma tarefa fácil, pois é necessário um preparo bem antecipado, veremos alguns meios que podem te levar a desenvolver uma presença de palco marcante e assim cativar seu público.

Os 7 Verbos do Marketing Musical

01 – Fique a vontade no palco

Parece fácil ter uma boa presença de palco ao ver artistas consagrados se apresentando, porém eles não conseguiram desenvolver essa manobra assim, do dia para a noite, há antes de qualquer apresentação muito ensaio e constante preparação.

Portanto, nada melhor que o tempo para preparar você. Procure se aperfeiçoar a cada apresentação. Sobretudo pergunte a opinião sincera de quem assistiu e grave suas apresentações para assistir depois. Com isso você poderá fazer uma auto crítica a fim de saber o que pode ser melhorado.

02 – Faça aulas de teatro

Aulas de teatro são atividades de grande importância, além de trabalhar a questão de timidez, que é algo recorrente em muitos artistas iniciantes, ela também desenvolve noções de interpretação, criação de personagens que trabalham com diversas emoções e em como se portar em uma apresentação.

03 – Faça aulas de dança

Sim, é importante fazer aulas de dança, pois se você é um artista de algum estilo musical dançante, é imprescindível que como intérprete saiba dançar. A propósito, já imaginou se artistas como Beyonce e Michael Jackson não soubessem dançar?

Eles não teriam 80% da popularidade que possuem, portanto, não basta apenas possuir uma boa voz, quando se agrega movimentos à sua interpretação, você se torna dominante no palco.

04 – Busque inspirações em seus artistas favoritos

Todo mundo tem um ídolo em quem se inspira, sempre foi assim. Como dizia aquela frase, nada se cria, tudo se copia, porém, você não quer ser uma mera cópia do seu ídolo, a menos que seja um cover.

Não busque simplesmente imitar alguém, procure adaptar a sua personalidade ao que você admira, seja você mesmo, e principalmente seja extraordinário dentro daquilo que você se propuser a fazer.

05 – Praticando a presença de palco

Você pode praticar a sua atuação em um palco de várias formas, veremos algumas dicas para ajudar em seus estudos:

  • Seja autocrítico.
  • Treine em frente a um espelho.
  • Grave seus ensaios.
  • Peça opinião das pessoas do ramo.
  • Defina um padrão e não fique trocando as características da sua performance.

Pode parecer improviso, mas todos os artistas ensaiam bastante antes de subir em um palco. Cada palavra dita, está dentro do roteiro do show.

Experimente ir a dois shows de um mesmo artista, em um curto intervalo de tempo, e você verá que tudo acontecerá exatamente igual.

O que fazer na hora do show?

Agora que você já sabe as 5 principais dicas de como ter presença de palco, vamos falar sobre o que fazer na hora do show. Com isso, portanto você terá uma boa direção inicial, antes de começar o espetáculo.

Se movimente

Seja qual for o instrumento que você toque, para ter presença de palco você deve se movimentar, ficar de forma estática não irá passar segurança alguma para a sua plateia.

Isso não quer dizer que você ficará correndo de um lado para o outro, apenas que você deve dentro da sua performance, ter em mente os passos, gestos e limites de até onde deve ir no palco.  

Até os bateristas conseguem se movimentar de forma a chamar a atenção da plateia, exemplos como Lars Ulrich, baterista do Metallica e Keith Moon do The Who são bons exemplos de que mesmo estando sentados e com os pés e mãos ocupados, eles conseguem não só passar claramente as suas presenças de palco como também cativam e alegram o público.

Os 7 Verbos do Marketing Musical

Seja carismático

Algo que todo artista, seja qual for o ramo, deve possuir é carisma. Um artista que consegue ser carismático, passa uma boa imagem para o público, pois os fãs se identificam com esse atributo. 

Até mesmo artistas de estilos musicais mais pesados como bandas de death metal e estilos parecidos, devem ser carismáticos. O carisma não á algo que deve apenas ser nos palcos, ele também se estende até nos momentos onde o artista recebe elogios dos seus ouvintes e fãs.

Interaja com o público

Você deve criar uma conexão com o seu público, ela pode ser de várias formas, com olhares, sorrisos, gestos, performances em determinados momentos do show, sinta-se livre para estabelecer uma boa conexão, dessa forma o público verá que você tem segurança e que deseja que eles também façam parte do show.

Mostre entrosamento com a banda

Ninguém suporta ir a um show e ver os membros de uma banda sem entrosamento, é claro que dependendo do tempo de carreiras, algumas terão mais afinidades entre si do que outras.

No entanto, isso não é desculpa para não desenvolver entrosamento. Troca de olhares entre os integrantes, momentos de descontração, performances onde um se aproxima do outro, tudo isso a princípio demonstra que a banda está entrosada, e consequentemente melhora a presença de palco.

O que não fazer durante o show

Por último, mas não menos importante, vamos agora falar do que NÃO deve ser feito em cima do palco, durante seu show. Evitando cometer esses erros a seguir, as chances de você fazer um bom show e agradar o público, e também o seu contratante, são muito grandes.

Não esnobe o público

Não existe um artista sem fã, você depende deles para seu sucesso, então evite esnobá-los, mesmo que você não esteja em um dia bom, o fã quer ver o seu melhor, ele pagou ingresso para isso, então evite esse erro durante sua performance de palco.

Não seja apático

Muitos fãs reclamam que os artistas estão ficando robotizados, que não se importam com os sentimentos do seu público no momento do show. Passar um sentimento de afeto faz muita diferença, então não erre nesse ponto, ou vai comprometer sua presença de palco e consequentemente sua performance.

Não fique isolado

Se trancar em uma caixinha no momento do show é um erro fatal que comprometerá sua presença de palco, você não precisa se comportar como um animador de torcida, no entanto ficar afastado, sem criar conexão com o público e sem demonstrar entrosamento com os outros membros da equipe é um tiro no pé que não pode ser dado. 

Quer ir além do palco?

Em conclusão, todas as dicas passadas acima podem te ajudar a ter uma ótima presença de palco. No entanto, se você está tendo dificuldades para vender seus shows e conquistar público, tenho uma proposta pra você.

Quero te convidar para conhecer meu livro “Os 7 Verbos do Marketing Musical” clicando na imagem abaixo. Neste livro você irá não só aprender como aumentar seu número de fãs, como também se tornar um artista de destaque, independente do seu segmento musical.

Os 7 Verbos do Marketing Musical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.