Selecione a página

Como Ensaiar uma Música » 5 Dicas para um Ensaio Perfeito

por | Mais Sucesso

Neste artigo vou te mostrar como ensaiar uma música do jeito certo. Por isso selecionei 5 dicas para você ter um ensaio altamente produtivo.

Antes de mais nada, se você quiser começar uma carreira musical de destaque, qualquer artista precisa se preocupar com a qualidade do seu trabalho (arranjo, composição, instrumentos e voz).

E para aprimorar sua qualidade musical é fundamental que você invista tempo ensaiando, afinal, quanto mais você pratica, melhor você fica.

No entanto criar o hábito de ensaiar não é fácil. A procrastinação, as notificações do celular e várias outras coias te atrapalham na hora de ensaiar.

Por isso selecionei 5 dicas para ajudar você a criar o hábito de ensaiar.

Vídeo: Como criar o hábito de ensaiar

Antes de mais nada, quero te lembrar de uma coisa: Gravação não é Ensaio! Então não deixe para aprender uma música apenas na hora de grava-la. Este é um dos maiores erros na hora de gravar uma música cover ou autoral.

Portanto, na hora que a sua câmera estiver ligada ou na hora de gravar em um studio, você já tem que ter o domínio da música. Sendo assim, você precisa ensaiar ANTES de gravar. Caso contrário você irá perder muito tempo na gravação e a qualidade não vai ficar legal.

Dito isso, vamos para as dicas de como criar o habito de ensaiar:

Dica 01: Defina dia e horario fixo para ensaiar uma música

Tenha uma agenda, e separe dias e horários específicos para seus ensaios e estudos. Recomendo que separe no mínimo 3 dias da semana pra isso. No começo você vai precisar de mais disciplina, porém com o tempo a coisa vai ficando mais fácil, pois o habito vai se instalando e quando você menos espera, você não consegue ficar sem ensaiar.

Dica 02: Não se engane. Coloque metas fáceis de alcançar

Nem sempre o horário que você definiu pra ensaiar uma música é o melhor horário. Se você não consegue ensaiar 2 horas por dia, ensaie pelo menos 30 minutos. O que importa não é a quantidade de horas por dia, e sim a quantidade de dias que você treina. Não engane a você mesmo colocando uma meta muito complicada de bater.

Dica 03: Na hora de ensaiar, tire todas as distrações de perto

Desligue a TV, entre em um quarto ou lugar onde ninguém vai te interromper, avise sua família para não ser incomodado e principalmente, deixe o seu celular bem longe. Caso precise dele para consultar a internet, desative as notificações do Instagram e Whatsapp. Afinal você precisa focar na hora de ensaiar uma música.

Dica 04: Não deixe que seu ensaio seja uma hora ruim do dia

Após cumprir sua obrigação de treinar, se permita receber uma recompensa após cada ensaio. Coma um chocolate, tome um drink, peça uma pizza com seus amigos. Faã algo que te dê prazer após cada ensaio.

Leia também:

Dica 05: Lembre-se sempre do “por que você está ensaiando”

Toda vez que ficar com preguiça de treinar, repita para você mesmo: “Eu preciso ensaiar por que eu quero realizar meu sonho de ser um músico profissional”.

Seja lá qual for o seu motivo principal, repita isso na sua mente. Isso vai ajudar você a se lembrar dos seus motivos e isso vai te motivar a seguir em frente.

Bom, espero que você tenha gostado das dicas de como ensaiar uma música. Convido você a compartilhar este conteúdo com algum amigo músico. Forte abraço e sucesso!

Os 7 Verbos do Marketing Musical
Mokup Manual do Artista

Acesse Agora o Manual do Artista Completo

Descubra como ser um artista completo e construír uma carreira sólida e lucrativa de forma independente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *