Como Decorar Músicas do seu Repertório » 5 Dicas Simples e Práticas

Quer saber como decorar músicas do seu repertório? Então você chegou no lugar certo. No vídeo abaixo vou te passar algumas dicas importantes pra você memorizar as músicas que você precisa cantar ou tocar no próximo show. Assista até o final:

Já aconteceu de você esquecer letras ou acordes, solos ou os arranjos das músicas do seu repertório? Antes de mais nada saiba que isso é bem comum na verdade, mas se você realmente tem dificuldades em memorizar as músicas do seu repertório, você precisa ler esse artigo.

Como decorar músicas facilmente?

Como decorar músicas do seu repertório

Seja cantando ou tocando você tenta decorar as músicas mais acaba sempre esquecendo? Isso acontece com muitos músicos, e se passar por isso nos ensaios já é chato imagina em um show com várias pessoas na sua frente.

Porém, os seus dias de esquecimento acabaram, pois nós daremos 4 dicas de como memorizar as músicas do seu repertório, são maneiras fáceis e que você pode usar sempre que precisar.

Dica 1 – Recite as músicas

Antes de mais nada, esse é um exercício dos mais executados por todo mundo que deseja memorizar algo mais rápido, e com a música funciona muito bem.

Recitando música por música, sem pressa de acabar fará com que você memorize bem mais rápido, e lhe dará possibilidade de construir personagens em cima do que estão escritos nos versos da música.

Se for para instrumentistas, faça várias leituras: métricas, rítmicas e melódicas, isso lhe ajudará a memorizar a estrutura da música. O que importa é a repetição na recitação da música independente do jeito que você irá fazer.

Dica 2 – Refrões chicletes

Se lembra daquela música chata que não sai da sua cabeça e mesmo sem você gostar dela? Exatamente! A letra da música fica lhe martelando por muito tempo e isso tem explicação.

Assim como músicas infantis, elas são feitas com progressões para ficar na mente instantaneamente, se as músicas que você está ensaiando tem refrãos assim, aproveite, pois são fáceis de memorizar, e essa técnica serve tanto para cantores como para instrumentistas.

Dica 3 – Sempre escreva as músicas

Esse método é bastante útil, escrever algo que você terá que cantar é muito importante, pois o cérebro assimila mais fácil coisas que escrevemos, se você escrever algumas vezes e usar técnicas como colar o papel na porta ou no quarto você sempre irá ver a letra e assim ficará mais fácil de lembrar.

Esse método também serve para instrumentistas, eles sempre anotam coisas que podem ser incrementadas nas músicas, como improvisos, mudanças, dinâmicas etc. Mais uma vez é a repetição que fará a letra não sair de sua cabeça.

Dica 4 – Grave e ouça

Faça pequenas gravações das músicas que você está ensaiando, se forem acordes trabalhe os pontos chaves, como as suas funções. Se forem letras, irá ajudar na memorização da melodia, e isso já é algo que irá lhe ajudar bastante, pois com a melodia fica bem mais fácil de memorizar.

Essas são dicas que você com certeza usará para memorizar as músicas do seu repertório e assim não passará vexame na hora do show, aproveite todas elas.

Dica 5 – Ouça as músicas com sentimento

Esta não só é a dica mais importante de como decorar músicas do seu repertório, como também é importante para toda a sua carreira: Ouça as músicas com sentimento!

Nosso cérebro memoriza com muito mais intensidade as informações Toda vez que passamos por alguma experiência cujo sentimento fica a flor da pele.

Por isso, ouça a música que você precisa decorar prestando atenção na história e colocando sentimento durante a letra. Se a música é alegre, sorria, dance e fique feliz durante a música.

Ao mesmo tempo, se a música for triste ou romântica, lembre-se de momentos da sua vida que tem a ver com a música e pronto, você irá decorar a música na hora.

Outro benefício de ouvir as músicas com sentimento, é que você melhora e muito a sua interpretação, principalmente se você for cantor.

Além de decorar músicas

Em conclusão, seguindo essas dicas e praticando todos os dias você saberá como decorar músicas facilmente. Como dica final, conheça meu livro “Os 7 Verbos do Marketing Musical”. Nele você irá aprender como conquistar mais fãs e ser um artista completo. Clique aqui para saber mais.

Os 7 Verbos do Marketing Musical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.