Como Criar um Canal de Cover no Youtube – Descubra Passo a Passo

Como Criar um Canal de Cover no Youtube

Se você ainda fica tentando descobrir como criar um canal de cover no YouTube, não se preocupe. Neste conteúdo você verá que é muito mais fácil do que você imagina.

Não existe fórmula mágica. O que você precisa é de bom conteúdo, planejamento e uma boa estratégia de divulgação dos seus vídeos (além, é claro, de muita paciência).

Podemos resumir como começar um canal no YouTube em apenas três passos simples e rápidos que você pode conferir no vídeo abaixo ou ao longo deste artigo:

Passo #1 – Decidindo o tema e formato dos seus vídeos cover

O primeiro passo para começar um canal no YouTube é decidir o assunto que será abordado nos seus vídeos. Este é um ponto fundamental.

Mesmo que você seja um cantor solo ou faça parte de uma banda, os conteúdos do seu canal podem ser variados. Vejamos, portanto, alguns tipos de vídeos que você pode publicar no seu canal:

  • Vlog
  • Músicas Cover
  • Músicas Autorais
  • Filmar coisas ao vivo (lives)

Passo #2 – Definindo os dias de gravação e publicação dos vídeos

Outro passo importante é a definição dos dias e horários que você irá produzir seus vídeos. Separe dias e horários exatos para escrever, gravar e editá-los. Nós, aqui na Hotstages, fazemos assim:

  • Segunda-feira: Dia de produção de conteúdo.
  • Terça-feira: Dia de publicação e divulgação.
  • Quarta-feira: Análises de métricas e estratégias.

Você também pode (e deve) fazer o mesmo. Mesmo que você não tenha muito tempo disponível, separe um tempinho para cada coisa. Não tente fazer tudo de uma vez, pois isso pode te sobrecarregar e causar estresse desnecessário.

Passo #3 – Quando e como divulgar um vídeo cover no YouTube

O terceiro passo é a divulgação. No começo do seu canal, não fique muito preocupado em fazer muitos vídeos. Procure fazer poucos e bons vídeos e gastar o restante do tempo fazendo a divulgação. Depois que o máximo de pessoas possíveis assistir ao seu conteúdo, faça o próximo.

Você pode aproveitar temas polêmicos ou que estão em alta na mídia para fazer algum vídeo. Geralmente, quando você faz algo desse tipo, as pessoas que estão procurando se informar sobre o assunto poderão esbarrar com seu vídeo.

Qual o melhor horário para postar um vídeo no cover YouTube?

Essa é outra dúvida muito recorrente. Eu particularmente prefiro publicar sempre na parte da manhã. Por que? Vou te explicar:

Toda vez que você acessa sua conta no YouTube, você se depara com esta imagem:

Como Criar um Canal de Cover no Youtube

Quando você acessa sua página de “Inscritos”, aparece na sua tela todos os vídeos publicados “Hoje” (no dia que você está abrindo a página).

Acontece que quando você publica seus vídeos pela manhã, você passa mais tempo na sessão de “Hoje”. Ou seja, você fica visível nesta sessão na parte durante todo o dia.

Melhor horário para começar um canal no Youtube e postar vídeos

Criar um Canal de Cover no Youtube não é fácil

Depois de saber por onde começar, é fundamental não se desesperar e esperar que o seu canal cresça naturalmente.

Sempre digo que é muito mais fácil um canal passar de 50 mil para 100 mil inscritos do que de 0 para os primeiros mil. O que você precisa fazer é manter a consistência e não desistir do seu trabalho.

5 tipos de vídeo para criar seu canal cover no Youtube

Tipos de vídeo para canal cover no Youtube

O poder dos vídeos é indescritível. Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale mais que um milhão. Mas infelizmente muitos se perdem em meio a tantos tipos de vídeo que podem ser produzidos.

Para te ajudar a escolher um bom formato, selecionei os 5 tipos de vídeo mais fáceis, baratos e que dão muito resultado no Youtube. Confira a lista assistindo ao vídeo abaixo:

Sobre os Videoclipes

Há dez anos, a gravação de um videoclipe tinha como objetivo ser exibida na TV em canais de música ou gravada em VHS ou DVD pra ser comercializada. Na TV, ele conseguia visibilidade, autoridade e prova social, e as vendas geravam uma grana razoável.

Hoje, as coisas mudaram bastante, quase que 98% dos videoclipes são produzidos com o único objetivo de ser publicado no Youtube.

De 2008 pra cá, os investimentos na gravação de videoclipes brasileiros (de todos os gêneros) aumentaram tanto que atualmente nossas produções não ficam para trás das produções americanas.

Diferentemente de outros tipos de vídeo, um vídeo de “Videoclipe” precisa ter qualidade para ser chamado de videoclipe.

Caso contrário você perderá muito sua autoridade. Todos sabem que um videoclipe de qualidade custa caro pra ser produzido, então o melhor é esperar à hora certa e produzir algo que realmente vale à pena.

Se você tem condições, contrate profissionais competentes e com um portfólio de qualidade e faça um videoclipe. Caso não tenha, existem algumas possibilidades mais baratas pra você exibir sua música em vídeo, sem perder autoridade ou queimar seu filme.

1) Live session

O primeiro tipo de vídeo é o Live Session. Que é a gravação de uma performance ao vivo, dentro ou fora de um estúdio, na maioria das vezes sem platéia.

Este tipo de vídeo é ideal pra quem quer mostrar sua qualidade aos contratantes e serve também de material pra conseguir shows, patrocínios e etc.

2) Lyric vídeo

Um dos tipos de vídeo mais usados atualmente são os “Lyric Vídeos”. Este é um ótimo formato de videoclipe para quem quer causar uma boa impressão e não pode investir muito.

São vídeos onde a música toca enquanto a letra vai passando na tela. Pode parecer simples, mas pode ser usado das maneiras mais criativas. Pesquise no Google o termo “Lyric Vídeo” e você terá ótimos exemplos.

Para a gravação de um videoclipe profissional, você precisaria de um diretor, atores, cinegrafistas, equipamentos, ajudantes e muitos outros profissionais.

Já no caso de um Lyric Vídeo, na maioria dos casos você precisará apenas de um designer e um editor de vídeo criativo pra ter um vídeo de qualidade. O que é muito mais barato que pagar dezenas de profissionais trabalhando num só projeto.

3) Vídeo Cover

Os vídeos covers, podem até serem vídeos caseiros, mas cuidado. Gravar um vídeo cover de qualquer jeito pode queimar o seu filme completamente e fazer sua carreira musical ir ladeira abaixo antes mesmo de começar.

A grande característica deste tipo de vídeo é que são gravados por artistas não tão conhecidos, fazendo interpretações diferentes de músicas que estão fazendo ou fizeram sucesso.

Vários artistas, dentro e fora do Brasil, conseguiram alavancar suas carreiras gravando covers e publicando no Youtube. Se você não conhece (o que eu duvido um pouco) procure conhecer alguns destes artistas fazendo uma breve pesquisa.

O grande segredo de um vídeo cover de sucesso é você trazer o seu diferencial para a música que está interpretando.

Não faça igual o artista original, se for para ser uma cópia, as pessoas vão preferir ouvir com o artista original, certo? Escolha uma música de sucesso e grave um cover diferente, imprimindo a sua identidade.

4) Bastidores

O próximo tipo de vídeo é o formato de “Bastidores”. Se você vai gravar um CD, um clipe ou participar de um grande show, aproveite para gravar os bastidores. Quando você chegar ao sucesso (e eu acredito que chegará) é importante ter este tipo de material pra mostrar na TV quando contarem sua história de vida e carreira.

Enquanto isso não acontece, publique e compartilhe estas experiências com seus fãs atuais, isso causa uma grande proximidade e afeição com seu trabalho, ao acompanhar os bastidores seus fãs irão se sentir parte do projeto.

5) Vídeo release

Dentro da categoria vídeo release, existem diversas opções que podem ser exploradas. Estes tipos de vídeo podem (e devem) ser usado sempre como um pré lançamento do trabalho que está por vir, seja ele um CD, DVD ou videoclipe. Vejamos quais são estes tipos:

História

Você pode fazer a gravação de um vídeo contando uma história sobre você ou sua banda. Comente como foi difícil conseguir atingir uma meta. Conte alguma história engraçada que aconteceu durante as gravações, conte sobre pessoas e fãs importantes pra você.

Importante: Utilize sempre o bom senso e conte histórias verdadeiras.

Faixa a faixa

Um formato muito poderoso pra criar expectativa e antecipação pra o lançamento de um CD, por exemplo, é a gravação de vídeos falando sobre as músicas contidas no processo, chamado de Faixa a Faixa.

Conte histórias sobre como cada música entrou pra seu repertório. Se você for o compositor, melhor ainda, pode contar o que lhe inspirou pra compor, onde você estava e quem mais participou do processo de criação. Você também pode gravar sobre:

  • Curiosidades sobre as gravações e sua carreira
  • Experiências em shows, gravações e composições
  • Resultados em vendas, agradecimentos e prêmios

 

Score
Data de revisão
Nome do item
Como Criar um Canal de Cover no Youtube
Autor
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.