O primeiro passo para um artista ou banda construir uma marca de sucesso é pensar em como criar um nome artístico impactante.
Principalmente se você é cantor, músico, integrante de uma dupla, trio ou banda, seja lá o que for, o nome tem que ser simplesmente perfeito. Portanto não há espaço para erros neste ponto.
Assista ao vídeo abaixo e veja como escolher o nome artístico perfeito!
Como criar um nome artístico perfeito
O nome ideal não é nada fácil de escolher e pode variar muito de acordo com o segmento musical em que você está. “Chitãozinho e Xororó” pode ser um nome artístico horrível para os roqueiros, mas um nome perfeito para os sertanejos.
Primeiramente tenha seu público-alvo, segmentos e influências musicais muito bem definidas.
Atualmente existem seis regras obrigatórias de como criar um nome artístico de qualidade. Com isso, seguindo todas essas regras abaixo, você terá um bom nome para você ou sua banda:
- O nome não pode estar sendo usado por outros;
- Deve ter sua personalidade;
- Precisa ser fácil de escrever;
- Fácil de ouvir;
- Precisa ser fácil de falar;
- Precisa ser visualmente fácil de identificar;
Como criar um nome artístico para cantores
Como você sabe, nomes artísticos são muito comuns. Pessoas públicas de um modo geral utilizam esta tática, pois nem sempre seus pais estudaram marketing ou imaginaram que seus filhos seriam artistas antes de ir para o cartório registrar seus nomes.
A princípio, vamos tratar de escolher um bom nome artístico para você. Mesmo que você faça parte de uma banda, não pule esta parte, pois você também precisa de um nome artístico.
Sendo assim, podemos separar alguns nomes artísticos em categorias:
- Nome Real;
- Composto;
- Nome Fictício;
- Apelido;
Portanto, o nome artístico real é o próprio nome de batismo do artista, mesmo que não esteja na mesma ordem no RG, como por exemplo o de Roberto Carlos cujo nome de batismo é Roberto Carlos Braga, ou do Luan Santana, Luan Rafael Domingos Santana.
Se seus pais lhe deram um primeiro nome legal, basta procurar no sobrenome um que melhor se encaixe, e caso ele já não esteja sendo usado por outra pessoa e siga as outras cinco regras que citei anteriormente…
Bingo! Você tem o nome ideal.
Não gosto do meu sobrenome, e agora?
No entanto, caso seu nome seja interessante, mas o seu sobrenome não, ou seu sobrenome seja interessante, mas seu nome não, então vamos ter que apelar para um nome composto como, por exemplo, o nome Edson Vander da Costa, virou Eduardo Costa, ou Nivaldo Batista Lima, que virou Gusttavo Lima.
Se nada em seu nome de batismo funcionar, dê uma bronca nos seus pais, pois agora vamos ter que criar um nome fictício ou usar seu apelido.
Ao decidir por um nome fictício, um mundo de possibilidades se abre, pois é possível ter o nome que quiser.
Por isso, as regras que elaborei precisam ser obrigatoriamente aplicadas neste caso, pois ao decidir por um nome fantasia muitos equívocos acontecem.
Muitos escolhem um nome americanizado e difícil de escrever ou um nome que não tem nada a ver com a personalidade do artista e para não cair nestas armadilhas lembre-se que menos é mais.
Como nos exemplos abaixo:
- Stefani Joanne Angelina Germanotta: Lady Gaga;
- Peter Gene Hernandez: Bruno Mars;
- Emival Eterno da Costa: Leonardo;
- Larissa de Macedo Machado: Anitta;
Apelidos também são válidos na criação de um nome, como o do super criativo Roberto Souza Rocha, Latino, ou do jogador Cafu, Marcos Evangelista de Morais.
Escolhendo o nome artístico para sua dupla sertaneja
Atualmente, existem centenas de duplas sertanejas buscando um lugar ao sol e tentando surfar na onda de um mercado altamente lucrativo e um bom nome é fundamental.
As regras para um bom nome artístico também devem ser aplicadas, só que neste caso, ao invés de apenas um nome, vamos trabalhar com dois, como Victor e Leo, Edson e Hudson, Fernando e Sorocaba, Thaeme e Thiago, Bruno e Marrone, por exemplo; todos eles são fáceis de ouvir, falar e escrever, além de serem únicos.
Como escolher um nome para sua banda
O processo de criação de um nome para uma banda segue um processo parecido com a criação de um nome para uma empresa. Para uma banda, o grau de dificuldade é um pouco maior. O primeiro passo que vou indicar é o processo de Brainstorming:
- Descreva seu público alvo;
- Descreva a personalidade de sua banda;
- Reúna todos os integrantes;
- Arrume um papel para cada um ou um quadro negro;
- Pegue um cronômetro ou relógio e programe um tempo (5 min);
- Durante este tempo, cada um vai escrevendo as palavras que vierem em mente (qualquer coisa, sem preconceito ou questionamentos).
Depois que todos terminarem de escrever, você terá um monte de palavras para trabalhar. Agora, você tem as seguintes opções:
- Usar uma sigla: KLB, AC/DC, ABBA;
- Palavras únicas: Angra, Queen, Nirvana, Pantera, Sepultura;
- As palavras unidas: The Beatles, Linkin Park, Capital Inicial;
- Ou até mesmo um nome composto como Scarling (“scarring” e “darling”);
Para decidir o nome ideal para sua banda você tem as seguintes ferramentas: As seis regras para um bom nome, as palavras do Brainstorming e as opções para trabalhar com estas palavras.
Como evitar problemas com seu nome artístico
Um dos pilares que sustentam sua marca pessoal é o seu nome artístico (que pode ser o nome de batismo, claro). No vídeo abaixo vou falar sobre como evitar confusões quando artista tem projetos paralelos e é necessário dividir os esforços de marketing em mais de um nome artístico. Assista ao vídeo abaixo:
Gostou do artigo? Então considere compartilhar com seus amigos músicos. Me ajude a espalhar este conteúdo e ajudar cada vez mais o mercado musical brasileiro a se profissionalizar.
Como convite final, gostaria de te convidar para conhecer meu livro “Os 7 Verbos do Marketing Musical” que está ajudando centenas de artistas independentes a divulgar seu trabalho do jeito certo. Clique no botão abaixo para conhecer.