Escolha uma Página

Vale a Pena Participar de um Concurso de Música?

por | Marketing Musical

Será que vale a pena participar de um concurso de música? A fim de te ajudar, vamos responder esta pergunta neste artigo. Por isso, vamos abordar concursos de música na TV como o The Voice Brasil, por exemplo.

Existem muitos concursos de música acontecendo por toda parte, não só na televisão como Ídolos (de 2006 a 2012) Fama ou Superstar, como também no Instagram, Youtube e até mesmo em programas de rádio.

Vale a pena participar de um concurso de música ou Reality Show na televisão?

Inscricoes The Voice Brasil

Antes de mais nada, vamos entender qual o principal objetivo de quem participa de um concurso de música. A princípio, você pode dizer “ganhar”. Mas na verdade o seu objetivo em um concurso musical é “conquistar visibilidade”.

Existem duas formas básicas de conseguir visibilidade para a sua carreira. A primeira é quando você vai do público à mídia. Neste caso o cantor consegue o sucesso regional, com a base de seguidores e depois aparece na mídia, e consequentemente aumenta seu público para outras regiões.

A segunda é quando o músico vem da mídia para o público. neste caso, a mídia escolhe, seleciona esse indivíduo e o apresenta ao grande público, o que chamo de sucesso “artificial”.

Isso acontece com alguém que era desconhecido e aparece no BBB por exemplo. Esta pessoa foi da mídia para o público.

As duas formas são bem-vindas, só que uma é consequentemente melhor que a outra. Do público a mídia você tem um alicerce muito maior. Portanto imagine como se fosse uma pirâmide, quando você está lá em cima, a base é muito maior. E esse é fluxo natural do sucesso na qual o público é quem escolhe o artista.

Ao contrário é como se fosse uma pirâmide invertida: você está alcançando um grande numero de pessoas, no entanto a tendência é afunilar o seu público e ir perdendo-o ao longo do tempo.

Defina seu objetivo ao entrar em concursos de música

No caso dos reality, por exemplo, dependerá muito da sua meta. se a sua intenção é conseguir visibilidade para seus shows e ganhar um dinheiro sobre um certo período de tempo, então participar pode ser uma boa opção.

No entanto, se você pretende uma carreira sólida, como a de alguns dos maiores nomes do meio musical, concursos de música não valerão tanto a pena, por quê?

Imagina que você vença o The Voice deste, isso não é garantia de sucesso. Porém você ganhará visibilidade estando na maior emissora do brasil que é a Rede Globo.

Mas mesmo que você vença um programa da Rede Globo, você não participará de nenhum outro programa de outras redes, como Record ou SBT por exemplo. Isso acontece devido a grande concorrência entre emissoras. Sendo assim muitas deles não irão querer apresentar um artista da emissora concorrente. 

E se você vencer um concurso de música?

Concurso de Música

O que acontece com a maioria dos cantores ou vencedores de concursos? Conseguem vender shows de preço médio por um certo tempo, após esse período, não conseguem grande relevância. A menos que aprendam a gerenciar e fazer o marketing de suas carreiras do jeito certo.

Portanto, não basta apenas ter visibilidade. É fundamental que você saiba gerenciar o seu sucesso, caso contrário poderá voltar ao anonimato em pouco tempo.

Em conclusão, a história está mostrando para nós que a grande maioria das pessoas que ganham um concurso de música continuam no anonimato após um certo tempo que acabam.

Então para mim, o meu conselho é consiga uma base de fãs sólida. Conquiste e agrade o seu público, assim você aparecerá na mídia mais cedo ou mais tarde. Existem muitas formas para conseguir mais público através de sua carreira e isso você irá conseguir acompanhando nossos conteúdos.

5/5 - (4 votes)
Seja Membro da Hotstages
Livro Marketing Musical
Curso Desafio Instamusic

Transforme seu Instagram em uma Máquina de Vender Shows

Receba uma chuva de contratantes toda semana no seu inbox usando as melhores estratégias para lotar sua agenda de shows pelo Instagram.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Área de Membros Hotstages

Temos o guia completo para sua carreira decolar!

Seja membro da Hotstages e tenha acesso a mais de 9 cursos de marketing musical e gestão de carreira artística