Quem é Lucas Xavier? Confesso que esta não é uma pergunta fácil de responder. Se pudesse resumir minha personalidade em apenas uma palavra seria sonhador.
Dês de que me entendo por gente sempre fui o cara “diferente” da turma. Nem sempre pelo lado bom, claro. Poucos amigos na escola, notas regulares, clássico nerd, fã dos quadrinhos da Marvel e desenhos que passavam na TV aberta.
Acredito que o mau maior diferencial estava nos sonhos, que eram sempre muito grandes. Com pouca idade já sonhava em deixar o meu legado no mundo, fazer a diferença na vida das pessoas e ter meu nome associado a algo bom.
Mas um sonho tão grande assim pode ser um ótimo combustível para a imaginação de uma criança, e um desafio imenso para um jovem adulto.
Leia essa história abaixo e entenda um pouco mais sobre a minha jornada até a criação da Hotstages.
Mas, enfim, quem diabos é esse Lucas Xavier e como tudo isso começou?
Como todo adolescente (ou a grande maioria), a música sempre me fascinou. Tive e ainda tenho meus ídolos musicais. Apensar de nunca ter colado um pôster na minha parede, sempre existem os “mitos” que fazem nossa cabeça, principalmente quando se é mais jovem.
Me lembro de quando fui ao primeiro show de um cantor com fama nacional, tinha 14 anos.
Pessoas gritando, chorando, aquela multidão voltada apenas a uma pessoa.
Fui para a casa pensando “por que isto acontece se ele não é melhor que ninguém, apenas canta músicas?”.
Fiquei durante meses pensando como aquilo acontecia e por que aquela pessoa era ovacionada num palco, sendo que ninguém conhecia seus defeitos, qualidades, nada. Simplesmente ouviam suas músicas.
Foi assim que começou minha jornada para entender se essa obsessão dos fãs era natural e por que isso acontecia.
Comecei a estudar a fundo as técnicas de comunicação e marketing utilizadas no show business, trabalhando em algumas agências e atendendo alguns clientes com consultorias de marketing.
O primeiro projeto
Em 2008, comecei meu primeiro projeto, um portal sobre música sertaneja, o ritmosertanejo.com (hoje fora do ar) que unia música (o que eu gostava) com comunicação (o que eu gostava e sabia fazer até então).
Neste portal eu publicava todos os dias artigos, vídeos e entrevistas com os maiores nomes do mercado musical da em atividade na época.
Durante este período tive a oportunidade de acompanhar de perto os bastidores do show business e como tudo funcionava atrás dos palcos.
Aos poucos o site foi ficando cada vez mais popular. O problema é que eu não queria ficar conhecido como um blogueiro. Queria algo mais, algo maior, e com o tempo manter o portal não estava me motivando tanto quanto antes.
Uma frase me marcou muito neste período:
Não seja bom naquilo que não gosta de fazer…
Uma decisão difícil
Em 2012. após decidir abandonar o portal sobre música, tomei a brilhante difícil decisão de começar uma carreira musical.
Decidi começar a cantar e fiz meu primeiro show (uma participação num barzinho) onde ganhei uma porção de batatas fritas e uma lata de coca-cola.
Mesmo já começando com o pé direito, por já ter um conhecimento enorme sobre o marcado e divulgação, acabei me decepcionando.
Me deparei com muita ilusão, más companhias que quase me desviaram do caminho que eu queria seguir e, por isso, eu resolvi dar um tempo com a música.
Mais uma vez eu me vi sem rumo, parecia que eu jamais daria certo em nada que envolvesse música.
Levou algum tempo até que eu me reerguer e me reconciliar com meus sonhos. Em 2013, comecei a cursar teatro, mesmo sem emprego e com uma renda mínima de alguns clientes que atendia com consultorias de marketing.
Depois de ter abandonado o site e a minha própria carreira musical o único jeito de conseguir sobreviver era encontrando mais bandas, duplas e cantores para trabalhos de divulgação e consultorias.
E neste período eu percebi que era bom nisso: marketing.
Más como disse, esse era apenas um “jeito de sobreviver”. Ainda não estava satisfeito.
Foi então que decidi parar de sonhar e começar a construir algo mais sólido pra minha vida.
A primeira agencia
Eu consegui juntar um pouco de dinheiro e abri, em agosto de 2013, a Agência Império Criativo. No começo, atendíamos a todos os tipos de clientes (padarias, dentistas, oficinas-mecânicas e tudo mais que aparecesse) e os negócios estavam indo bem. Em dois anos, crescemos em três vezes o nosso tamanho inicial.
Mas ainda estava faltando alguma coisa. A música na minha vida.
Descobri então que eu precisava apenas trazer a música para meu dia a dia, ficar mais perto dela, fazer parte.
Porém, eu não encontrava um jeito de conciliar as duas coisas (agencia de marketing + música) e minha mente ficava cada vez mais perturbada.
Até que um dia, já morto de cansaço depois de um dia duro, tive uma sacada que me fez sair pulando dentro da minha agência feito um louco:
Prestar os mesmos serviços de marketing, só que, desta vez, apenas para músicos e artistas que tinha talento, mas não sabiam divulgar seu trabalho!
O nascimento da Hotstages
O processo de segmentação de público deu certo e ficamos cada vez melhores em marketing musical. Enfim estava fazendo uma coisa que unia tudo que eu mais gostava: música e informação.
Muitos amigos e até clientes sempre me deram a ideia de começar a ensinar tudo que faço aqui na agência, como as estratégias de posicionamento artístico, identidade, etc, mas sempre preferi usá-las aqui na Hotstages, porque sempre pensei que era mais fácil aplicar do que ensinar.
Foi difícil decidir divulgar tudo que eu havia aprendido, afinal isso tomaria muito tempo e, como eu já tenho que cuidar da agência, seria complicado pra mim.
Mas um chamado para algo maior me tocou e no dia 3 de junho de 2015 comecei a minha missão de fazer a diferença na vida de músicos e artistas por meio de vídeos gratuitos, cursos, livros e palestras.
Ao redor do nosso conteúdo, conseguirmos reunir uma verdadeira comunidade com milhares de artistas independentes que entenderam que para alcançar o sucesso precisam ser artistas preparados e com sede de conhecimento.
Como minha vida mudou
Hoje tenho a oportunidade de viajar todo o Brasil com palestras, treinamentos e reuniões com empresários, artistas e pessoa que eu admirava.
Me dedico ao ciclo aprender/ensinar, buscando novas estratégias, escrevendo, gravando, desenvolvendo cursos e novos negócios na área musical.
É muito gratificante ver as centenas de feedbacks positivos que recebo todos os dias no meu canal do YouTube e no Instagram. Por isso posso dizer com toda certeza que hoje, a minha missão na música é fazer a diferença na SUA carreira. O MEU sucesso se tornou o SEU sucesso.
Acredito que o sentido da vida é o crescimento. Não importa sua situação atual, se você está buscando evolução corpo e mente, está no caminho certo para a realização dos seus sonhos.