Hoje vamos falar sobre como agradar o público. Para isso, vamos entender o que o público realmente espera de um artista? Será apenas música de qualidade? A resposta é NÃO.
Independente do segmento musical que seu público tenha preferência, rock, axé, gospel ou sertanejo, por exemplo, todos têm um objetivo principal quando vão a um show. Então se você entender esse objetivo e entregar o que seu público quer, com certeza irá atrair muito mais fãs para sua carreira.
Assista ao vídeo e veja como agradar o público
Sempre que alguém vai a um show, um barzinho ou qualquer outro lugar onde você estiver tocando, esta pessoa não está em busca apenas de música, comida ou bebidas. Seu público está lá em busca de experiências.
Então, quando digo “experiência”, não quero dizer da experiência que você adquire durante sua carreira. Estou falando das “experiências” de vida que o seu público deseja.
Todo fã quer ir a um show que marque sua vida e seja inesquecível, quer ter uma experiência positiva para se lembrar para o resto dos seus dias.
Uma banda, uma dupla, um cantor solo ou um DJ que oferece experiências em vez de apenas música, tem seu trabalho muito mais valorizado no mercado e por isso não falta público para lotar seus shows.
A lama do Rock in Rio
Em seguida, vamos pegar como exemplo o Rock in Rio de 1985. Dizem que este foi a melhor de todas as edições do evento (infelizmente não era nem nascido na época) e quem esteve por lá naqueles dias jamais se esqueceu da experiência.
Quer uma prova que experiência tem mais valor que você imagina?
Dê só uma olhada na imagem abaixo. Uma lama dentro de uma placa de acrílico vendida no valor de 185 reais.
Sabe por que este objeto foi um sucesso em vendas no Rock in Rio de 2015?
Porque, segundo os organizadores, dentro daquela placa de acrílico está a lama que o público pisou na edição de 1985, que comentei anteriormente.
Portanto, quem esteve naquela edição teve uma experiência tão marcante que, mesmo depois de 30 anos, a pessoa paga quase duzentas pratas pela lama que pisou naquele dia sem problemas.
As boas lembranças que aquela lama despertam na pessoa têm muito mais valor que os R$ 185,00.
Em conclusão, agora cabe a você refletir e encontrar os melhores caminhos para agregar o máximo possível de experiências positivas em seus shows. Seja no seu repertório ou performance, o importante é marcar a vida de quem te ouve.
A partir do momento em que isso for um hábito para você, cada vez mais as pessoas se tornarão admiradoras e fãs da sua música.