Tocar o que gosta X Tocar o que faz sucesso? Veja qual a solução

Tocar Música que eu Gosto ou Tocar o que Faz Sucesso

Devo tocar a música que eu gosto ou tocar o que está fazendo sucesso?

Eis a questão…

Independente do segmento, muitos músicos que conseguiram viver de música tocando em barzinho ou em shows maiores alguma vez (por vontade ou necessidade) já tocaram em bandas de segmentos musicais diferentes dos que eles estão acostumados. O fato é que alguns músicos se sentem frustrados por não conseguir tocar o que gostam e não sabem o que fazer para resolver este problema. Dá só uma olhada no vídeo abaixo:

Infelizmente, não conheço a solução ideal. Como sempre digo, cada caso é um caso, mas vamos ver os dois principais:

Se você é músico

Se você é um músico e não precisa necessariamente utilizar a sua imagem como marca do seu trabalho, não há nada de errado em tocar vários estilos musicais. O problema é quando você é “forçado” a tocar músicas que não gosta. Isso sim é um saco!

Nesses casos, você pode procurar em grupos de Facebook ou até mesmo no Google por comunidades que gostam do mesmo segmento que você está atuando e tentar ingressar neste meio.

Se na sua cidade não tem espaço para o segmento musical que você gosta (infelizmente é o que acontece em muitos casos), você pode planejar uma mudança de cidade. Mas se também não quer morar em outro lugar, pode pensar em trabalhar tocando músicas que gosta pela internet, seja dando aulas de música online ou produzindo músicas para jogos, filmes, etc.

Se você é cantor

No caso dos músicos, a escolha de tocar música de sucesso ou tocar o que você gosta ainda existe, mas se você é um cantor você não tem essa alternativa. Você deve tocar o que ama e encontrar o público-alvo que se identifica com o seu gosto musical.

“Ah, Lucas, mas se eu tocar o que eu gosto, nunca vou fazer sucesso na música…”

Não exatamente.

Talvez você não tenha parado para pensar, mas você vive em um país com mais de 200 milhões de pessoas e, não importa o tipo de música que você goste, sempre vai existir um grupo de pessoas que irá se identificar com você.

E quer uma notícia ainda melhor?

A maior parte dessas pessoas está conectada à internet todos os dias, seja pelo celular ou computador.

O que você não pode fazer é seguir modinhas e tocar músicas que você não gosta simplesmente porque elas “estão fazendo sucesso”.

Fazendo isso, você pode até acertar algum hit e ter seus 15 minutos de fama, mas não vai demorar até seu público perceber que você está fazendo seu trabalho apenas pelo sucesso e não está fazendo sua arte com amor. E isso vai fazer você perder seu público tão rápido quanto ganhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.