“Se eu tivesse oito horas pra cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado” – Abraham Lincoln
Muitos artistas tem dúvidas sobre como fazer planejamento do marketing da sua carreira musical. Por isso, trouxe um trecho de uma das aulas do Módulo 3 do meu Curso de Marketing Musical, que irá te ajudar muito hoje.
Portanto, nesta aula, vamos entender como selecionar metas de curto, médio e longo prazo, e como selecionar as ferramentas que iremos utilizar no nosso marketing. Valos lá!
Vídeo: Como planejar o marketing musical
A princípio, neste módulo do curso, vamos entender princípios e conceitos básicos pra fazer o planejamento de ações de marketing pra artistas iniciantes dentro e fora da internet.
Atualmente, este trabalho é feito dentro das agências de marketing de gravadoras e escritórios e a grande maioria dos artistas, entretanto cantores e músicos só têm acesso a este tipo de serviço após assinar um contrato com os mesmos.
A fim de abrir essas informações para você, vou te mostrar algumas técnicas de planejamento utilizadas por estas mesmas agências, inclusive aqui na Hotstages.
Assim como Abraham Lincoln disse na frase que iniciei o capítulo, planejamento é a chave pra o sucesso ou fracasso em qualquer carreira e é necessário cumprir cada etapa deste processo com dedicação.
Planejamento de Carreira Musical: Definindo a Meta da sua Divulgação
Para começar o planejamento de uma ação de marketing de qualquer aspecto, antes de mais nada precisamos decidir qual é a meta a ser alcançada.
Uma meta precisa ser substancial, ter um motivo claro. Pode parecer óbvio, mas muitos músicos começam a divulgar sem ao menos definir uma meta clara, ou divulgam apenas por fazer, e depois reclamam que não conseguiram resultados.
Leita também:
- Quem é Lucas Xavier? A história do Fundador da Hotstages
- Como Criar uma Capa de CD Perfeitas
- 3 Passos para Lançar sua Música na Internet
Quando você pede alguém pra ouvir sua música, baixar seu CD, curtir sua página ou assistir o seu clipe, por exemplo, você sabe pra que você está pedindo isso?
Você quer que o máximo de pessoas ouça e veja o seu trabalho, mas você sabe exatamente pra quê? Esse é o primeiro pensamento.
Por exemplo: o que você ganha ao atrair visualizações pra o seu videoclipe no YouTube?
- Possibilidade de atrair mais fãs engajados;
- Quanto maior o número de visualizações e “gostei”, melhor pra ser contratado. Você pode mostrar ao contratante que tem um trabalho que agrada a maioria do público;
- Quanto maior o número de compartilhamentos, maior a possibilidade de que seu videoclipe chegue até alguém influente, que goste do seu som;
- Quanto mais pessoas virem e gostarem do meu videoclipe, maior a possibilidade de clicarem no link abaixo do vídeo pra comprarem o CD em mp3 no meu site.
Estes são alguns exemplos de objetivos que estão contidos na divulgação de um clipe, por exemplo, mas que muitos nem percebem e divulgam apenas atrás de “popularidade”.
No entanto, popularidade na internet não é algo fácil de alcançar se não tiver apoio de outras mídias. O fato é que pouquíssimas músicas disponibilizadas gratuitamente na internet se viralizam. Por isso, “se tornar um viral” não é o objetivo mais indicado pra quem está começando.
Na hora de colocar a suas metas no papel, é importante também colocar a lista de benefícios que ela irá trazer à sua carreira. Em seguida, escolha metas que irão te trazer benefícios a curto, médio e longo prazo.
Faça este quadro abaixo em uma planilha do Excel ou no papel mesmo. Em uma coluna, descreva os benefícios que você precisa; em outra, a meta que você precisa atingir pra conseguir o benefício; e na última, as tarefas que deverão ser executadas para que a meta se cumpra.
Alguns exemplos de metas pra serem alcançadas no planejamento de carreira musical:
- Alcançar mais fãs (seu público alvo);
- Conseguir mais contratos de shows;
- Aumentar visualizações de vídeo;
- Alcançar pessoas influentes;
- Aparecer na mídia;
- Vender um trabalho independente.
Que ferramentas usar na execução do seu planejamento
Sendo assim, após identificar seus objetivos e traçar suas metas e tarefas, o próximo passo é saber identificar quais ferramentas e profissionais serão necessários pra que você alcance seus resultados. Após isso, coloque tudo no papel para que, depois de iniciado, você saiba onde focar.
Vamos pegar, por exemplo, o lançamento de um videoclipe no YouTube. A princípio, quais são as mídias sociais, ferramentas e profissionais que você terá que utilizar pra chegar à sua meta?
Plataformas que serão trabalhadas na internet:
- Site oficial (seusite.com.br) – onde estará disponível o videoclipe
- Facebook – conseguir tráfego pra o site
- Instagram – conseguir engajamento dos fãs e mais autoridade
- Twitter – manter relacionamentos e conseguir tráfego
- YouTube – onde o videoclipe estará hospedado
- LinkedIn – buscar relacionamentos com pessoas influentes
- Google Analytcs – para monitorar o andamento das visitas e downloads
- Google Adwords – para conseguir contratos pra shows
- Consultor de marketing – pra auxiliar no projeto e na implementação (é muito recomendado, se quiser e puder)
Mão de obra necessária pra divulgação:
- Designer gráfico (obrigatório)
- Consultor de Marketing Digital (relevante, mas opcional)
- Assistente pra divulgação (relevante, mas opcional)
Sendo assim, é necessário começar o projeto de planejamento de carreira musical você irá precisar não só saber exatamente o que você vai precisar para executá-lo como também definir dentre eles quais serão prioridades. Além, é claro, dos custos.