Escolha uma Página

Faculdade de Música Vale a Pena? Conheça as Melhores Faculdades de Música do Brasil

por | Music Business

[elfsight_social_share_buttons id="1"]

Está na dúvida se vale a pena fazer faculdade de música? Já pensou em fazer um curso universitário de música, mas no entanto desistiu?

Antes de mais nada, esta é uma decisão que pode mudar a sua vida para sempre. Por isso ela deve ser tomada com muito cuidado.

Além disso, os amigos e parentes não facilitam a escolha. De um lado ouvimos pessoas dizendo:

“Você não precisa de faculdade para ser músico”

Do outro lado ouvimos:

“Com curso superior voltado a música é muito bom para aumentar seu conhecimento e abre mais portas”

Por isso posso afirmar que cada caso é um caso, as duas opiniões estão certas.

Faculdade de Música Vale a Pena?

Sendo assim, tudo vai depender de você, portanto no vídeo abaixo vamos analisar os prós e contras de entrar em uma faculdade de música, assista:

Como disse, cada caso é um caso. No entanto se você quer descobrir se uma faculdade de música vale a pena pra você, faça uma lista de prós e contras para ajudar na decisão.

Faculdade de Música: Veja quais são as 5 melhores do Brasil

Se mesmo assistindo o vídeo e ter lido esse post você ainda continua querendo entrar em uma faculdade de música, minha equipe selecionou abaixo as 5 principais faculdades de música do Brasil. Confira:

Faculdade de Música no Brasil

1 – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A UFBA é muito conceituada no meio musical. A Bahia é conhecida como o estado da música, por isso, não é novidade que se tratando de música popular nós temos muito que aprender com os baianos.

Esse é um dos poucos centros musicais capazes de desenvolver programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Possui conceito 4 da CAPES, além disso a escola de música desenvolve diversos programas de iniciação musical, seminários, projetos e etc.

Os cursos de graduação são:

  • Composição e regência.
  • Canto.
  • Instrumento.
  • Licenciatura.
  • Música popular.

Por fim, as áreas de pós-graduação são: educação musical, etnomusicologia, composição, execução musical, e musicologia histórica.

Dados da instituição:

Site: www.escolademusica.ufba.br
Endereço: Rua Basílio da Gama S/N – Salvador – Bahia
Telefone: (71) 3283-7891

2 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS é uma das melhores Universidades de música do Brasil. Não só possui nota 5 com conceito preliminar do curso e no ENADE como também é muito conceituada.

Além disso, a Universidade disponibiliza um ótimo curso de música que visa formar o futuro profissional em dois modos: o bacharel em música e o licenciado em educação artística com habilitação em música.

O modo bacharel do curso tem por objetivo formar instrumentista ou cantor, onde o foco é mais em seu instrumento, assim sendo, ainda agrega a preparação profissional do compositor e do regente de coros.

Por fim, o curso oferece os tipos de ênfase nos seguintes instrumentos: teclado (sendo piano ou órgão), instrumentos de sopro (saxofone, oboé, clarinete flauta).

E também nos instrumentos de cordas (violão, violino, viola, violoncelo), regência coral e composição.

No entanto, o licenciado terá sua licença para poder dar aulas a alunos do ensino fundamental e médio.

Em conclusão, o bacharel vai ser um profissional capaz de participar de espetáculos musicais, fazer arranjos, escrever músicas, além de dirigir grupos vocais e conjuntos, arranjando, regendo e as demais funções que um bacharel pode exercer.

Dados da instituição:

Site: www.ufrgs.br
Endereço: Av. Paulo Gama, 110 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Telefone: (51) 3308-4337

3 – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A universidade Federal do Paraná é uma excelente faculdade de música. Atualmente possui conceito 4 em seu curso, além disso tem uma nota 5 no ENADE.

Nesse caso, o curso de música possui uma organização que se divide em duas habilitações diferentes, a licenciatura e o bacharelado: assim sendo o segundo com divisão em duas linhas de formação: criação musical e produção musical.

Portanto, os cursos tem como objetivo preparar de forma completa os futuros profissionais do mercado musical.

O início conta com aulas teóricas e prática musical. Sendo assim, o aluno terá experiência no universo musical e terá a capacidade de decidir a linha que deseja seguir na música.

No curso de licenciatura, no entanto, os alunos vão ser formados para trabalhar como professores de música e vão poder organizar eventos relacionados à cultura. Mas no bacharelado, os alunos podem escolher disciplinas como: produção musical, pré-produção, pós-produção, ou disciplinas como composição, analise e arranjos.

Dados da instituição:

Site: www.ufpr.br
Endereço: Rua coronel Dulcídio, 638 – bairro bate
Telefone: (41) 3307-7303

4 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro possui conceito do curso 5 e nota 5 no Enade como faculdade de música.

Atualmente a Unirio possui duas habilitações em cursos de música, sendo a licenciatura e o bacharelado. A fim de facilitar sua escolha, vamos ver sobre cada um dos cursos:

Para o curso de Bacharelado em música, a Unirio entrega as seguintes habilitações: canto, instrumentos, regência, música popular brasileira, arranjo musical e composição.

O curso dura de 8 a 14 de semestres, com regime integral, no entanto, a carga horária muda dependendo do curso.

Na licenciatura em música, neste caso, o aluno vai ser preparado para ser um professor, então o curso tem duração Mínima de 8 semestres e Máxima de 12 semestres e também com regime integral.

Dados da instituição:

Site: www.unirio.br
Endereço: Av. Pasteur, 296 – Urca
Telefone: (21) 2542-3312

5 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Por fim, chegamos a UFU. Sobretudo Essa faculdade de música possui cursos de graduação em diversos instrumentos (bacharelado e licenciatura).

Os cursos, no entanto são: canto, violão, percussão, flauta doce, saxofone, flauta transversal, piano, trompete, trombone, violino, viola (de arco) e violoncelo. O regime é semestral e de turno integral, além disso o curso possui conceito 5.

Por fim, o músico vai ter a capacidade de ser intérprete, solista, arranjador, instrumentista, e também realizar pesquisas em geral.

Dados da instituição:

Site: www.ufu.br
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica, Uberlândia – MG
Telefone: (34) 3239-4214

Faculdade de Música: Devo Entrar?

Entrando em uma faculdade de música ou não, um músico profissional tem que estudar muito para alcançar seus objetivos, por isso, é fundamental entender ao menos o básico de marketing musical ou music business (coisa que poucos cursos de música oferecem).

Fique a vontade para usar o campo de comentários para dar sua opinião ou tirar uma dúvida, ou ver outros posts aqui do nosso blog.

Livro 7 Verbos do Marketing Musical
4.8/5 - (6 votes)
Seja Membro da Hotstages
Livro Marketing Musical
Livro Marketing Musical

Transforme seu Instagram em uma Máquina de Vender Shows

Receba uma chuva de contratantes toda semana no seu inbox usando as melhores estratégias para lotar sua agenda de shows pelo Instagram.

2 Comentários

  1. Rosangela de Assis e Silva

    Obrigada pelas informações, me ajudou muito. Pois tenho um filho de 13 anos que ama musica desde o ventre. E desde os nove ele toca varios instrumentos de cordas. E faz aula em dois cursos gratuitos sendo um é orquestra da cidade. Então desde já estou vendo uma faculdade, preço e local. Pois o tempo passa rapido. Obrigada pela ajuda

    Responder
  2. josé

    interessado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Área de Membros Hotstages

Temos o guia completo para sua carreira decolar!

Seja membro da Hotstages e tenha acesso a mais de 9 cursos de marketing musical e gestão de carreira artística