Selecione a página

Faculdade de Música Vale a Pena? Descubra Como Tomar a Decisão Certa

por | Mais Sucesso

Está na dúvida se vale a pena fazer faculdade de música? Já pensou em fazer um curso universitário de música, e no entanto desistiu?

Antes de mais nada, esta é uma decisão que pode mudar a sua vida para sempre. Por isso ela deve ser tomada com muito cuidado.

Além disso, os amigos e parentes não facilitam a escolha. De um lado ouvimos pessoas dizendo:

“Você não precisa de faculdade para ser músico”

Do outro lado ouvimos:

“Com curso superior voltado a música é muito bom para aumentar seu conhecimento e abre mais portas”

Por isso posso afirmar que cada caso é um caso, as duas opiniões estão certas.

Vídeo: Faculdade de Música Vale a Pena?

Sendo assim, tudo vai depender de você. No vídeo abaixo vamos analisar os prós e contras de entrar em uma faculdade de música, assista:

Os 7 Verbos do Marketing Musical

Como disse anteriormente, cada caso é um caso. No entanto se você quer descobrir se uma faculdade de música vale a pena pra você, faça uma lista de prós e contras para ajudar na decisão.


Veja quais são as 5 melhores faculdades de música do Brasil

Contudo, se após ler este artigo e assistir ao vídeo acima, você continua decidido a entrar para uma faculdade de música. Vou ajudar você. Por isso, minha equipe selecionou abaixo as 5 principais faculdades de música do Brasil. Confira:

1 – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Primeiramente, a Universidade Federal da Bahia, é muito conceituada no meio musical. A Bahia é conhecida como o estado da música, por isso, não é novidade que se tratando de música popular nós temos muito que aprender com os baianos.

Sobretudo, esse é um dos poucos centros musicais capazes de desenvolver programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Possui conceito 4 da CAPES. Além disso a escola de música desenvolve diversos programas de iniciação musical, seminários, projetos e etc.

Os cursos de graduação são:

  • Composição e regência.
  • Canto.
  • Instrumento.
  • Licenciatura.
  • Música popular.

Por fim, as áreas de pós-graduação ofertadas aos estudantes são: educação musical, etnomusicologia, composição, execução musical, e musicologia histórica.

Dados da instituição:

Site: www.escolademusica.ufba.br
Endereço: Rua Basílio da Gama S/N – Salvador – Bahia
Telefone: (71) 3283-7891

2 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS é uma das melhores Universidades de música do Brasil. Não só possui nota 5 com conceito preliminar do curso e no ENADE como também é muito conceituada.

Além disso, a Universidade disponibiliza um ótimo curso de música que visa formar o futuro profissional em dois modos: o bacharel em música e o licenciado em educação artística com habilitação em música.

No modo bacharel o curso tem por objetivo formar instrumentista ou cantor, onde o foco é mais em seu instrumento, assim sendo, ainda agrega a preparação profissional do compositor e do regente de coros.

Por fim, o curso oferece os tipos de ênfase nos seguintes instrumentos: violão, teclado (sendo piano ou órgão), instrumentos de sopro (saxofone, oboé, clarinete flauta).

E também nos instrumentos de cordas (violão, violino, viola, violoncelo), regência coral e composição.

No entanto, o licenciado terá sua licença para poder dar aulas a alunos do ensino fundamental e médio.

Em conclusão, o bacharel será um profissional capaz de participar de espetáculos musicais, fazer arranjos e transcrever músicas, dirigir grupos vocais e conjuntos, arranjando, regendo e as demais funções que um bacharel pode exercer.

Dados da instituição:

Site: www.ufrgs.br
Endereço: Av. Paulo Gama, 110 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Telefone: (51) 3308-4337

3 – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A universidade Federal do Paraná está entre as melhores universidades de música. Atualmente possui conceito 4 em seu curso, e nota 5 no ENADE.

Nesse caso, o curso de música possui uma organização que se divide em duas habilitações diferentes, a licenciatura e o bacharelado: assim sendo o segundo com divisão em duas linhas de formação: criação musical e produção musical.

Portanto, os cursos tem como objetivo preparar de forma completa os futuros profissionais do mercado musical.

Seu início consta com aulas teóricas e prática musical. Sendo assim, o aluno terá experiência no universo musical e terá a capacidade de decidir a linha que deseja seguir na música.

No curso de licenciatura, no entanto, os alunos serão formados para trabalhar como professores de música e poderão organizar eventos relacionados à cultura, já no bacharelado, os alunos podem escolher disciplinas optativas como: produção musical, pré-produção, pós-produção, ou disciplinas como composição, analise e arranjos.

Dados da instituição:

Site: www.ufpr.br
Endereço: Rua coronel Dulcídio, 638 – bairro bate
Telefone: (41) 3307-7303

4 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Em contrapartida, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro possui conceito do curso 5 e nota 5 no Enade. O instituto Villa-lobos possui sua origem no famoso e antigo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO). Foi fundado em 1942 por Villa-Lobos.

Atualmente a Unirio possui duas habilitações em cursos de música, sendo a licenciatura e o bacharelado. A fim de facilitar sua escolha, veremos cada curso e suas especificidades:

A princípio, para o curso de Bacharelado em música, a Unirio disponibiliza as seguintes habilitações em bacharelado: canto, instrumentos, regência, música popular brasileira, arranjo musical e composição.

O curso possui uma duração mínima de 8 semestres e máxima de 14 de semestres, com regime integral. No entanto, a carga horária que diferem dependendo do curso.

Na habilitação em licenciatura em música, neste caso, o aluno será preparado para ser um professor.  O curso tem duração Mínima de 8 semestres e Máxima de 12 semestres também com regime integral.

Dados da instituição:

Site: www.unirio.br
Endereço: Av. Pasteur, 296 – Urca
Telefone: (21) 2542-3312

5 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Por fim, chegamos a Universidade Federal de Uberlândia que incorporou o Conservatório Musical de Uberlândia. Ela possui cursos de graduação em diversos instrumentos (bacharelado e licenciatura).

Os cursos, no entanto são: canto, violão, percussão, flauta doce, saxofone, flauta transversal, piano, trompete, trombone, violino, viola (de arco) e violoncelo. O regime é semestral e de turno integral. O curso possui conceito 5.

Os cursos são bem completos, buscando o aperfeiçoamento do músico e trabalhando as áreas práticas, teórica, e pedagógicas.

Por fim, o músico terá a capacidade de ser intérprete, solista, arranjador, instrumentista, e a também realizar pesquisas em geral.

Dados da instituição:

Site: www.ufu.br
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica, Uberlândia – MG
Telefone: (34) 3239-4214


Conclusão

Em conclusão: Entrando em uma faculdade ou não, um músico profissional tem que estudar muito para alcançar seus objetivos. Por isso, é fundamental ser um profissional competente e entender ao menos o básico de marketing musical ou music business (coisa que poucos cursos de música oferecem).

Portanto, fique a vontade para usar o campo de comentários para dar sua opinião ou tirar uma dúvida. Assim como vascular outros posts aqui do nosso blog. Fique a vontade.

Os 7 Verbos do Marketing Musical
Área de Membros Hotstages

Temos o Guia Completo para sua Carreira Musical

Pare de quebrar a cabeça com conteúdos soltos na internet e tenha acesso a mais de 7 cursos para ser um artista completo e conquistar seu espaço no mercado musical.

2 Comentários

  1. Rosangela de Assis e Silva

    Obrigada pelas informações, me ajudou muito. Pois tenho um filho de 13 anos que ama musica desde o ventre. E desde os nove ele toca varios instrumentos de cordas. E faz aula em dois cursos gratuitos sendo um é orquestra da cidade. Então desde já estou vendo uma faculdade, preço e local. Pois o tempo passa rapido. Obrigada pela ajuda

    Responder
  2. josé

    interessado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *