Faculdade de Música Vale a Pena? Descubra Como Tomar a Decisão Certa

Faculdade de musica vale a pena

Você fica na dúvida se vale a pena fazer faculdade de música? Já pensou em fazer um curso universitário de música, e desistiu quando descobriu que nem todos os músicos de sucesso (na verdade a maioria deles) nunca colocaram o pé em uma faculdade?

Uma decisão como esta pode mudar a sua vida para sempre, por isso ela é tão difícil de ser tomada.

De um lado ouvimos pessoas dizendo:

“Você não precisa de faculdade para ser músico”

E do outro, ouvimos:

“Com curso superior voltado a música é muito bom para aumentar seu conhecimento e abre mais portas”

Cada caso é um caso, as duas opiniões estão certas.

Vídeo: Faculdade de Música Vale a Pena?

Tudo vai depender de você. No vídeo abaixo vamos analisar os prós e contras de entrar em uma faculdade de música, assista:

Como disse, cada caso é um caso. Se você quer descobrir se fazer uma faculdade de música é bom para você, faça em uma folha de papel uma lista de prós e contras e veja qual será a maior.


Veja quais são as 5 melhores faculdades de música do Brasil

Se após se informar neste artigo e assistir ao vídeo acima, você continua decidido a entrar para uma faculdade de música. Vou ajudar você. Minha equipe selecionou abaixo as 5 principais faculdades de música do Brasil. Confira:

1 – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A Universidade Federal da Bahia, é uma Universidade muito conceituada no meio musical. A Bahia é conhecida como o estado da música, e não é novidade nenhuma que se tratando de música popular nós temos muito que aprender com os baianos.

Esse é um dos poucos centros musicais capazes de desenvolver programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), possui conceito 4 da CAPES. Além do curso de graduação, a escola de música desenvolve diversos programas de iniciação musical, seminários, projetos e etc.

Os cursos de graduação ofertados nessa instituição são:

  • Composição e regência.
  • Canto.
  • Instrumento.
  • Licenciatura.
  • Música popular.

As áreas de pós-graduação ofertadas aos estudantes são: educação musical, etnomusicologia, composição, execução musical, e musicologia histórica.

Dados da instituição:

Site: www.escolademusica.ufba.br
Endereço: Rua Basílio da Gama S/N – Salvador – Bahia
Telefone: (71) 3283-7891

2 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A UFRGS é uma das melhores Universidades de música do Brasil, possui nota 5 com conceito preliminar do curso e no ENADE também é muito bem-conceituada. A Universidade disponibiliza um ótimo curso de música que visa formar o futuro profissional em dois modos: o bacharel em música e o licenciado em educação artística com habilitação em música.

No modo bacharel o curso tem por objetivo formar instrumentista ou cantor, onde o foco é mais em seu instrumento, ainda agrega a preparação profissional do compositor e do regente de coros.

O curso oferece os tipos de ênfase nos seguintes instrumentos: violão, teclado (sendo piano ou órgão), instrumentos de sopro (saxofone, oboé, clarinete flauta), e nos instrumentos de cordas (violão, violino, viola, violoncelo), regência coral e composição. Já o licenciado terá sua licença para poder dar aulas a alunos do ensino fundamental e médio.

O bacharel será um profissional capaz de participar de espetáculos musicais, fazer arranjos e transcrever músicas, dirigir grupos vocais e conjuntos, arranjando, regendo e as demais funções que um bacharel pode exercer.

Dados da instituição:

Site: www.ufrgs.br
Endereço: Av. Paulo Gama, 110 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Telefone: (51) 3308-4337

3 – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A universidade Federal do Paraná está entre as melhores universidades quando o assunto é ensino na área da música, possui conceito 4 em seu curso, e nota 5 no ENADE.

O curso de música possui uma organização que se divide em duas habilitações diferentes, a licenciatura e o bacharelado, sendo o segundo com divisão em duas linhas de formação: criação musical e produção musical.

Os cursos tem como objetivo preparar de forma completa e consistente os futuros profissionais que adentrarão no mercado de trabalho. Seu início consta com aulas teóricas e prática musical, onde o aluno irá ter experiência no universo que o capacitará para tomar suas decisões em relação a linha que ele queira seguir.

No curso de licenciatura, os alunos serão formados para trabalhar como professores de música e poderão organizar eventos relacionados à cultura, já no bacharelado, os alunos podem escolher disciplinas optativas como: produção musical, pré-produção, pós-produção, ou disciplinas como composição, analise e arranjos.

Dados da instituição:

Site: www.ufpr.br
Endereço: Rua coronel Dulcídio, 638 – bairro bate
Telefone: (41) 3307-7303

4 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro possui conceito do curso 5 e nota 5 no Enade. O instituto Villa-lobos possui sua origem no famoso e antigo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO) que foi fundado em 1942 por Villa-Lobos.

A Unirio possui duas habilitações em cursos de música, sendo a licenciatura e o bacharelado, a seguir veremos cada curso e suas especificidades.

Para o curso de Bacharelado em música, a Unirio disponibiliza as seguintes habilitações em bacharelado: canto, instrumentos, regência, música popular brasileira, arranjo musical e composição.

O curso possui uma duração mínima de 8 semestres e máxima de 14 de semestres, com regime integral, a carga horária que diferem dependendo do curso.

Na habilitação em licenciatura em música, o aluno será preparado para ser um professor com capacidade de formar estudantes em formação básica e etc.  O curso tem duração Mínima de 8 semestres e Máxima de 12 semestres também com regime integral.

Dados da instituição:

Site: www.unirio.br
Endereço: Av. Pasteur, 296 – Urca
Telefone: (21) 2542-3312

5 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia que incorporou o Conservatório Musical de Uberlândia possui cursos de graduação em música e habilitação em em diversos instrumentos nas modalidades de bacharelado e licenciatura.

Os cursos são: canto, violão, percussão, flauta doce, saxofone, flauta transversal, piano, trompete, trombone, violino, viola (de arco) e violoncelo. O regime é semestral e de turno integral. O curso possui conceito 5.

Os cursos são bem completos, visando o aperfeiçoamento do músico e trabalhando as áreas práticas, teórica, e pedagógicas, capacitando o músico a ser intérprete, solista, arranjador, instrumentista, e a também realizar pesquisas em geral.

Dados da instituição:

Site: www.ufu.br
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica, Uberlândia – MG
Telefone: (34) 3239-4214



Entrando em uma faculdade ou não, um músico profissional tem que estudar muito para alcançar seus objetivos.
É fundamental ser um profissional competente e entender ao menos o básico de marketing musical ou music business (coisa que poucos cursos de música oferecem).

Fique a vontade para usar o campo de comentários para dar sua opinião ou tirar uma dúvida.

Score
Data de revisão
Nome do item
Faculdade de Música
Autor
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.