Como Tocar na Rádio: 20 programas de rádio que irão tocar sua música de graça

Como Tocar na Rádio

Imagine só: você está no carro ou em casa, e inesperadamente você escuta sua música tocar na rádio. Qual seria a sensação?

Por mais que as redes sociais, o Youtube, Spotify e outras plataformas estejam aqui para facilitar a publicação das suas músicas, colocar sua música na rádio ainda é uma ferramenta poderosa para a propagação do seu som na sua região.

Portanto, se você quer saber como tocar na rádio, continue lendo este artigo até o final.

Inesperadamente, encontrei no site da UBC (União Brasileira de Compositores) uma lista detalhada com vários programas de rádio que estão abertos a divulgar músicas independentes. Mas antes de mais nada, assista ao vídeo abaixo para entender:

Certamente, o público que ouve rádio todos os dias no Brasil é muito grande. No entanto, a maioria das grandes rádios não abre espaço para artistas independentes.

Dessa forma, elas preferem permanecer em conchaves com grandes gravadoras e empresários que, todavia, pagam caro para permanecerem nas paradas de sucesso.

Porém, apesar de toda essa dificuldade, ainda existem programas de rádio dispostos a ajudar músicos que estão começando.

Se, no entanto, na sua região existir algum programa de rádio que divulgue artistas independentes e que não esteja nesta lista, diga nos comentários. Pois será muito útil manter essa lista atualizada.

Contudo, confira abaixo mais de 20 programas de rádio para tocar sua música independente, divididas por cada região do país.

REGIÃO NORTE

01 – Rádio Cultura – 93 FM (Belém/PA)

Programa: Radar 93
Apresentação e produção: Léo Bitar e Lucas Padinha
No ar: de segunda a quinta, das 18h às 19h.

Sinopse: O programa, há 8 anos no dial, mapeia novidades, raridades, assim como curiosidades musicais produzida no mundo, no Brasil e, claro, no Estado do Pará, celeiro de grandes artistas. Link da rádio.

Contato: [email protected]

Os 7 Verbos do Marketing Musical

REGIÃO CENTRO-OESTE

02 – Rádio Nacional – 96,1 FM (Brasília/DF)

Programa: Criolina
Apresentação:
Rodrigo Barata, Tiago Pezão e Rafael Ops
No ar: sábado, às 21h. Transmitido também em tempo real pelo site da rádio e sobretudo no dia seguinte, em moxcloud.com/discover/criolina

Sinopse: Espaço radiofônico para a diversidade da produção musical. O programa, assim como os outros é um apanhado de experiências e trocas musicais que os DJs realizam em viagens pelo Brasil e pelo mundo, passando por festivais, shows, clubes e festas de rua.

Por isso, o programa Criolina, além de ter foco na música brasileira contemporânea, permeia as obras de artistas mundiais e as influências que elas recebem de sonoridades africanas e latinas, com citações de obras dos anos 60 e 70 que também servem de referência até os dias de hoje. Link da rádio.

Contato: [email protected]

03 – Rádio Nacional FM 96,1 (Brasília/DF)

Programa: Café Nacional
Apresentação: Karina Cardoso e Mario Sartorello

No ar: de terça à sexta, das 17h às 18h – Ao mesmo tempo transmitido em tempo real pelo site radios.ebc.com.br/nacionalfmbrasilia

Sinopse: Em 2016, a Nacional FM Brasília, a primeira FM da cidade, completa 40 anos. Atualmente, o Café Nacional se propõe a trazer novidades musicais, sobretudo dos artistas independentes, e também com foco na arte produzida no DF.

Além disso, tem música ao vivo, entrevistas e agendas culturais. Além disso, o programa debate políticas de cultura, música na web. Assim como ocupação dos espaços públicos da cidade e muitos outros temas.

Contato: [email protected] / (61) 3799-5477 WhatsApp: 99653-9801

04 – Rádio Câmara – 96,9 FM (Brasília/DF)

Programa: Aplauso
Apresentação:
Carmen Delpino

No ar: Atualmente é apresentado no sábado, às 11h, com  reprise aos domingos, às 21h – Ao mesmo tempo transmitido também em tempo real pelo site www.camara.leg.br/aplauso.

Sinopse: Há 17 anos no ar, o Aplauso mescla músicas e entrevistas com artistas que se destacam no cenário cultural brasileiro. A princípio, a ideia é intercalar lançamentos fonográficos de novos artistas com resgate de nomes importantes da música.

Portanto, você irá encontrar lançamentos de livros, caixas comemorativas e filmes também entram na pauta do Aplauso, tendo sempre a música como personagem principal.

Contato: Melissa Barbosa – (61) 3216-1717/ 03 / [email protected] Ou Carmen Delpino (diretora e apresentadora) – (61)

Os 7 Verbos do Marketing Musical

REGIÃO SUDESTE

05 – Rádio MPB FM – 90,3 FM (Rio de Janeiro/RJ)

Programa: Faro MPB
Apresentação:
Fabiane Pereira

No ar: toda quinta, à meia-noite – transmitido também em tempo real pelo site da rádio.

Sinopse: A princípio, o programa “fareja” novos artistas, tendências musicais e as novidades da produção contemporânea. Faro é principalmente o programa da MPB FM. Além disso, ele é voltado exclusivamente para divulgar a música que tem sido produzida na atualidade por novos nomes de todos os gêneros musicais do Brasil.

Contato: [email protected] / InstagramFacebook

06 – Rádio MPB FM – 90,3 FM (Rio de Janeiro/RJ)

Programa: Bar MPB
Apresentação e produção: Bruno Galvão

No ar: domingo, às 22h – transmitido também em tempo real pelo site da rádio.

Sinopse: Sem dúvida, é difícil encontrar alguém que não goste daquele clima gostoso que os barzinhos  de música ao vivo proporcionam. No entanto, há diversos artistas espalhados por todo o Brasil, e eles têm voz no rádio.

Do samba ao rock, o “Bar MPB” traz as músicas mais pedidas nos bares, assim como releituras produzidas especialmente para o programa, interpretadas por músicos que tocam na noite. Link da rádio.

Contato: [email protected]

07 – Rádio Roquete Pinto – 94,1 FM (Rio de Janeiro/RJ)

Programa: Modular
Apresentação e produção: Brant e Calbuque (Carlos Albuquerque)

No ar: Principalmente ao ar na terça, às 21h – no dia seguinte, o programa está disponível no mixcloud (mixcloud.com/radiomodular).

Sinopse: “Poliamor” musical. Tocam-se rock, MPB fora do eixo, soul, funk, jazz, afro, reggae, hip-hop, cumbia etc, principalmente o etc.

Contato: [email protected] / [email protected]

08 – Rádio Roquete Pinto – 94,1 FM (Rio de Janeiro/RJ)

Programa: Radar
Apresentação e produção: Jorge Lz e Julianna Sá

No ar: sábado, das 17h às 19h – transmitido também em tempo real pelo site da rádio.

Sinopse: O programa trata essencialmente do novo, com foco em música brasileira, abarcando de gente que está no primeiro disco, no primeiro single, no primeiro show, à turma mais consagrada. Link da rádio.

Contato: [email protected]

09 – Rádio Roquete Pinto – 94,1 FM (Rio de Janeiro/RJ)

Programa: A Barca do Som
Apresentação:
Marcos Sabino
Produção: Felipe Ferreira

No ar: Terça-feira, das 20h às 21h. – transmitido também em tempo real pelo site da rádio.

Sinopse: A dinâmica do programa inclui a apresentação de um artista já consagrado. Além disso, três quadros fixos completam a programação: Palco do Rock Independente, dirigido ao público jovem;

Novas tendências, Novo Som, que mistura MPB e ritmos folclóricos; e Rolando na Cidade, que fornece a agenda da semana. Link da rádio.

Contato: [email protected]

10 – Rádio USP – 93.7 FM (São Paulo / SP)

Programa: Sons do Brasil
Apresentação: Serginho Sagitta
No ar: domingo, às 14h – transmitido também em tempo real pelo site da rádio.

Sinopse: A princípio, o programa leva ao ouvinte músicas que não estão ao alcance do grande público como também cria espaço para novos artistas apresentarem seus trabalhos e busca novidades. O Sons do Brasil toca música brasileira de todos os estilos. Link da rádio.

Contato: [email protected]

11 – Rádio Brasil Atual – 98,9FM (Mogi das Cruzes / Grande SP)

Programa: A Hora do Rango
Apresentação: Oswaldo Luiz Colibri Vitta

No ar: de segunda a sexta, das 12h às 14h (reprise dos melhores momentos da semana, aos sábados e domingos, também das 12h às 14h)

Sinopse: O programa abre espaço para entrevistas sobre música, arte e cultura e promove a música da nova cena contemporânea. Link da rádio.

Contato: [email protected] / [email protected]

12 – Rádio Eldorado – 107,3 FM (São Paulo /SP)

Programa: Som a PinoApresentação: Roberta Martinelli

No ar: de segunda a sexta, às 12h – transmitido também em tempo real pelo site da rádio, streaming e Facebook. Link da rádio.

Sinopse: Uma hora de música brasileira de todos os tempos.

Contato: [email protected]

13 – Rádio Cultura AM 1200 (São Paulo /SP)

Programa: Cultura Livre
Apresentação: Roberta Martinelli

No ar: terça, às 9h30

Sinopse: Há 7 anos no ar, o Cultura Livre também tem uma versão televisiva – transmitida todas as quartas, às 23h30, na TV Cultura – e dedica seu espaço à música brasileira de todos os tempos.

Contato: [email protected]

14 – Rádio Cultura AM 1200 (São Paulo /SP)

Programa: Vozes do Brasil
Apresentação: Patrícia Palumbo

Sinopse: Produzido pela produtora de Patrícia, uma craque em revelar novos talentos, o programa abre espaço para entrevistas e lançamentos musicais. Já ganhou o prêmio APCA como melhor programa de rádio sobre música brasileira. Hoje, é reproduzido por diversas estações país afora:

Os 7 Verbos do Marketing Musical

REGIÃO NORDESTE

15 – Rádio Frei Caneca FM, 101.5 (Recife/PE)

Toda a programação da rádio é dedicada à nova produção musical contemporânea. Diariamente, 24h por dia.

Sinopse: A rádio pública de Recife tem uma programação voltada para promover os nomes da nova música popular brasileira, em especial os artistas pernambucanos.

Músicas latinas e africanas também ganham espaço na programação. Está no ar há apenas cinco semanas, portanto ainda em regime experimental. Isso quer dizer que mudanças podem ocorrer na programação a qualquer momento.

Contato: Instagram / Facebook

16 – Rádio Educadora FM 107.5 (Salvador/ BA)

Programa: Radioca
Apresentação e produção:
Luciano Matos, Ronei Jorge e Beto Barreto

No ar: sábado, às 12h, e domingo, às 19h (transmitido também em tempo real pelo site www.radioca.com.br)

Sinopse: Uma nova música brasileira vem ganhando força e mostrando qualidade, apesar de estar fora das grandes emissoras. Por isso, o Radioca é um programa voltado para esse universo: a produção independente brasileira, a nova geração da nossa música.

Há oito anos no dial, o programa promove também o debate de ideias sobre os rumos da produção musical contemporânea, as novas tecnologias e os direitos autorais.

Contato: [email protected]

Os 7 Verbos do Marketing Musical

REGIÃO SUL

17 – Rádio 107.7 FM (Porto Alegre/RS)

Programa: Discoteca Brasileira
Apresentação: Piá

No ar: de segunda a sexta, das 22h às 24h

Sinopse: O Discoteca Brasileira mistura música e informação através de entrevistas, agenda cultural e ainda recebe convidados no programa que tocam ao vivo no estúdio da FM Cultura. Na programação musical, canções de novos artistas e nomes consagrados da MPB.

Contato: Rodrigo (produtor) – (51) 3230-1546 / [email protected].

18 – Unisinos – 103,3  FM (Porto Alegre/RS)
www.usinos.fm

Programa: Sonido Urbano
Apresentação e produção: Juli Baldi

No ar: sexta, às 20h, com reprise domingo, às 18h – Assim como transmitido em tempo real pelo site.

Sinopse: Apanhado sonoro semanal cuidadosamente escolhido que mescla rock, indie, isto é, música brasileira, afrobeat e tudo que precisa ser compartilhado. Acompanha os lançamentos e as tendências mundiais, mas prioriza a nova música nacional.

Contato: Juliana Baldi / [email protected]


OUTRAS RÁDIOS

19 – Rádio Cabo Branco – 91,5 FM (João Pessoa/PB)

No ar: Domingo, às 19h. Link da rádio.

20 – Rádio Educado ra – 107,5 FM (Salvador/BA)

No ar: Segunda, às 21h30. Link da rádio.

21 – Rádio Lumen – 99,5 FM (Curitiba/PR)

No ar: Segunda, às 23h. Link da rádio.

22 – Rádio Inconfidência – 100,9 FM (Belo Horizonte/MG)

Programa: Almanaque Brasil
Apresentação: Waleska Falci
No ar: de segunda a sexta, das 16h às 18h.

Sinopse: Da mesma forma, a programação musical é voltada para canções de artistas consagrados. No entanto também há espaço para promover novos nomes da música brasileira. Link da rádio.

Contato: [email protected]

Programa: Bazar Maravilha
No ar:
De segunda a sexta, das 14h às 16h.

Sinopse: Há 29 anos no ar, o programa, assim como o nome sugere, é realmente um bazar com entrevistas culturais, músicas nacionais de todos os tempos e um grande espaço para a promoção da produção contemporânea.

Contato: [email protected]

Programa: Esquinas de Minas
Apresentação: Pedro Vieira
No ar: Domingo, às 18h.

Sinopse: Assim como os outros desta lista, o programa destaca a programação musical contemporânea mineira.

Contato: [email protected]

Os 7 Verbos do Marketing Musical
Confira a Revisão do Artigo
Data de Revisão:
Artigo:
Como Tocar na Rádio
Pontuação:
51star1star1star1star1star

18 Comentários


  1. Lucas, beleza? Mandei pra todos e não recebi resposta de nenhum. Alguns já estão desatualizados. Mas mesmo assim valeu pela ajuda. Abraço!

    Responder

  2. Tocar minha música mc 2L Sem Gracinha 🎵 🙏

    Tenho 19 Anos revelação do funk moro no Grajaú z/s

    Responder

  3. Radio cabeloura do Mato Grosso tem o programa artistas do Brasil, que toca todos os dias de 19 a 21 horas.

    Responder

  4. Rádio Agita FM de Comendador Levy Gasparian, interior do Rio de Janeiro
    Programa Conexão Agita, ao vivo de terça a sexta-feira das 15 as 17 horas.
    Possui em sua grade o quadro “Talentos do Brasil” com espaço aberto para você que está começando no mundo da música.

    Responder

    1. Boa tarde gostaria muito que vcs divulgasse meu trabalho sou cantor toco forró e pisadinha aqui no estado do Ceará, já gravei vários CDS queria muito que vcs mim ajudasse a divulgar meu trabalho tenho música da minha autoria qualquer coisa tô deixa aqui meu contato pois ficarei muito agradecido se vcs pudesse mim dar uma chance de mostrar meu trabalho a todo o Brasil ( 88 ) 994958219 Obrigado a todos.

      Responder

  5. Lucas qual seria o meio viável para divulgação do meu trabalho?
    Tenho 2 cds gravados e esta saindo o terceiro.
    Conquistei 1 premio nacional com o primeiro e sou independente.
    Favor no aguardo de alguma informação para o meu email.Valeu!

    Responder

  6. Oi Lucas bom dia esqueci de falar que presto serviço para o sescmg desde 2003(minas ao luar,causos e violas das gerais que foi extinto(fizemos um dvd do projeto com participação de Renato Teixeira mas não foi lançado),mas quero vender meus shows, li o livro e to tentando aprender como fazer isto porque não tenho quem faz,Obrigado.

    Responder

  7. Aqui na minha região tem uma webrádio que eu gosto muito,tem um repertorio ótimo,é a rádio Abrantes Gospel é muito ouvida na região.
    o seu site acho que é abrantesgospel.com.br algo assim.

    Responder

  8. Bom dia,venho por meio deste ,agradecer o espaço e lhes pedir Como fazer para tocar o single de minha filha e estará lançando a segunda em breve,a sua música está nas plataformas e no YouTube TIFANY ARAÚJO e no Instagram oficialtifany,o nomes da música MOÇA,Essa música foi dedicada à sua mãe que luta contra o câncer de mama,pedindo para não ficar triste ,olhe pra mim…agradeço desde já…zap 21 998951365

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.