fbpx

Selecione a página

Como Criar um Nome Artístico » Dicas para Escolher o Nome Artístico Perfeito

por | Mais Sucesso

O primeiro passo para um artista ou banda construir uma marca de sucesso é pensar em como criar um nome artístico impactante.

Principalmente se você é cantor, músico, integrante de uma dupla, trio ou banda, seja lá o que for, o nome tem que ser simplesmente perfeito. Portanto não há espaço para erros neste ponto.

Assista ao vídeo abaixo e veja como escolher o nome artístico perfeito!

Os 7 Verbos do Marketing Musical

Como criar um nome artístico perfeito

O nome ideal não é nada fácil de escolher e pode variar muito de acordo com o segmento musical em que você está. “Chitãozinho e Xororó” pode ser um nome artístico horrível para os roqueiros, mas um nome perfeito para os sertanejos.

Primeiramente tenha seu público-alvo, segmentos e influências musicais muito bem definidas.

Atualmente existem seis regras obrigatórias de como criar um nome artístico de qualidade. Com isso, seguindo todas essas regras abaixo, você terá um bom nome para você ou sua banda:

  1. O nome não pode estar sendo usado por outros;
  2. Deve ter sua personalidade;
  3. Precisa ser fácil de escrever;
  4. Fácil de ouvir;
  5. Precisa ser fácil de falar;
  6. Precisa ser visualmente fácil de identificar;

Como criar um nome artístico para cantores

Como você sabe, nomes artísticos são muito comuns. Pessoas públicas de um modo geral utilizam esta tática, pois nem sempre seus pais estudaram marketing ou imaginaram que seus filhos seriam artistas antes de ir para o cartório registrar seus nomes.

A princípio, vamos tratar de escolher um bom nome artístico para você. Mesmo que você faça parte de uma banda, não pule esta parte, pois você também precisa de um nome artístico.

Sendo assim, podemos separar alguns nomes artísticos em categorias:

  • Nome Real;
  • Composto;
  • Nome Fictício;
  • Apelido;

Portanto, o nome artístico real é o próprio nome de batismo do artista, mesmo que não esteja na mesma ordem no RG, como por exemplo o de Roberto Carlos cujo nome de batismo é Roberto Carlos Braga, ou do Luan Santana, Luan Rafael Domingos Santana.

Se seus pais lhe deram um primeiro nome legal, basta procurar no sobrenome um que melhor se encaixe, e caso ele já não esteja sendo usado por outra pessoa e siga as outras cinco regras que citei anteriormente…

Bingo! Você tem o nome ideal.

Os 7 Verbos do Marketing Musical

Não gosto do meu sobrenome, e agora?

No entanto, caso seu nome seja interessante, mas o seu sobrenome não, ou seu sobrenome seja interessante, mas seu nome não, então vamos ter que apelar para um nome composto como, por exemplo, o nome Edson Vander da Costa, virou Eduardo Costa, ou Nivaldo Batista Lima, que virou Gusttavo Lima.

Se nada em seu nome de batismo funcionar, dê uma bronca nos seus pais, pois agora vamos ter que criar um nome fictício ou usar seu apelido.

Ao decidir por um nome fictício, um mundo de possibilidades se abre, pois é possível ter o nome que quiser.

Por isso, as regras que elaborei precisam ser obrigatoriamente aplicadas neste caso, pois ao decidir por um nome fantasia muitos equívocos acontecem.

Muitos escolhem um nome americanizado e difícil de escrever ou um nome que não tem nada a ver com a personalidade do artista e para não cair nestas armadilhas lembre-se que menos é mais.

Como nos exemplos abaixo:

  • Stefani Joanne Angelina Germanotta: Lady Gaga;
  • Peter Gene Hernandez: Bruno Mars;
  • Emival Eterno da Costa: Leonardo;
  • Larissa de Macedo Machado: Anitta;

Apelidos também são válidos na criação de um nome, como o do super criativo Roberto Souza Rocha, Latino, ou do jogador Cafu, Marcos Evangelista de Morais.

Os 7 Verbos do Marketing Musical

Escolhendo o nome artístico para sua dupla sertaneja

Atualmente, existem centenas de duplas sertanejas buscando um lugar ao sol e tentando surfar na onda de um mercado altamente lucrativo e um bom nome é fundamental.

As regras para um bom nome artístico também devem ser aplicadas, só que neste caso, ao invés de apenas um nome, vamos trabalhar com dois, como Victor e Leo, Edson e Hudson, Fernando e Sorocaba, Thaeme e Thiago, Bruno e Marrone, por exemplo; todos eles são fáceis de ouvir, falar e escrever, além de serem únicos.

Como escolher um nome para sua banda

O processo de criação de um nome para uma banda segue um processo parecido com a criação de um nome para uma empresa. Para uma banda, o grau de dificuldade é um pouco maior. O primeiro passo que vou indicar é o processo de Brainstorming:

  1. Descreva seu público alvo;
  2. Descreva a personalidade de sua banda;
  3. Reúna todos os integrantes;
  4. Arrume um papel para cada um ou um quadro negro;
  5. Pegue um cronômetro ou relógio e programe um tempo (5 min);
  6. Durante este tempo, cada um vai escrevendo as palavras que vierem em mente (qualquer coisa, sem preconceito ou questionamentos).

Depois que todos terminarem de escrever, você terá um monte de palavras para trabalhar. Agora, você tem as seguintes opções:

  • Usar uma sigla: KLB, AC/DC, ABBA;
  • Palavras únicas: Angra, Queen, Nirvana, Pantera, Sepultura;
  • As palavras unidas: The Beatles, Linkin Park, Capital Inicial;
  • Ou até mesmo um nome composto como Scarling (“scarring” e “darling”);

Para decidir o nome ideal para sua banda você tem as seguintes ferramentas: As seis regras para um bom nome, as palavras do Brainstorming e as opções para trabalhar com estas palavras.

Como evitar problemas com seu nome artístico

Um dos pilares que sustentam sua marca pessoal é o seu nome artístico (que pode ser o nome de batismo, claro). No vídeo abaixo vou falar sobre como evitar confusões quando artista tem projetos paralelos e é necessário dividir os esforços de marketing em mais de um nome artístico. Assista ao vídeo abaixo:

Gostou do artigo? Então considere compartilhar com seus amigos músicos. Me ajude a espalhar este conteúdo e ajudar cada vez mais o mercado musical brasileiro a se profissionalizar.

Como convite final, gostaria de te convidar para conhecer meu livro “Os 7 Verbos do Marketing Musical” que está ajudando centenas de artistas independentes a divulgar seu trabalho do jeito certo. Clique no botão abaixo para conhecer.

Os 7 Verbos do Marketing Musical
3.2/5 - (131 votes)

O que Está Faltando para o Seu Sucesso na Música?

Conheça Os 7 Verbos do Marketing Musical. O livro que está ajudando milhares artistas a conquistar mais fãs, mais shows, mais renda e mais sucesso. Começando do zero, sem empresários ou altos investimentos.

Livro Marketing Musical

23 Comentários

  1. CRISTIANE FERREIRA VASCONCELOS

    Olá me chamo Kauã já tenho meu nome artístico porém algumas dúvidas pode me esclarecer?

    Responder
  2. Divanete Ferreira

    Olá.
    Meu nome é Raquel Ferreira da Silva Gomes.
    Gostaria que me ajudar escolher um nome artístico.
    Faço balé, Teatro, Ginástica Rítmica e sapatiado.
    Me ajuda por favor.

    Responder
  3. Nina

    Acho bem bacana, vc usar as primeiras sílabas do seu nome ANLY OU ANLI

    Responder
  4. Andre

    Meu nome e André de Lima silva sou cantor,muitos me chama de andrézinho mais queria um sobre nome pode me ajudar

    Responder
  5. Eydwaliston

    Estou começando agora na música sertaneja. Mais meu nome não é dos bonito eu queria uma dica como que eu faço pra montar um nome artístico top. Eu min chamo (Eydwaliston )

    Responder
  6. Vinicius Paixao

    Ooi Lucas eu e meu primo fazemos dupla sertaneja
    Eu sou primeira voz : VINICIIS e meu primo segunda voz PEDRO, ambos nossos sobre nomes são iguais e não fica leal para ecrementar ao nome da dupla, me ajude me dá ideia, obrigadoo!!

    Responder
  7. Rino Gomes

    Oi Lucas, Eu sou Rapper, o meu nome de registo é Rino Gomes Francisco, e o meu artístico é Rino Do Rebento, eu recebo muitas críticas por causa do nome, mas eu mantenho por ser único e fácil de identificar, já pensei em trocar por Rino Gomes, mas não combina com o meu estilo musical…

    Me ajude por favor…

    Responder
    • Nina

      Rinofrans, acho bacana e diferente!

      Responder
  8. Mayckon Douglas

    Boa tarde lucas maeu nome é Mayckon e eu sou cantor más quero um nome artistico para o meu primeiro nome Mayck sem o ON pra ficar legal e facil de falar
    O que vc me indica?

    Responder
    • Lucas Xavier

      Mande sua dúvida pelo Instagram @lucasxavierweb

      Responder
  9. Jeremias

    Boa tarde! Lucas. Artigo top.
    Por favor tira-me aqui uma duvida. Eu sou um artista de rap desde 2009 pur ai. Tenho um grupo a qual pertenço.
    temos um nome legal. mais agora eu quero lançar o meu primeiro trabalho asolo; sempri fui conhecido como Blow J.I. mais eu quero colocar o meu nome principal de “Aleravy” em que é o meu sobre nome varela de traz para frente acrescentado a um y. TOU COM DUVIDA ARESPEITO!!??.
    só que tenho um canal de instrumentos no youtube denominado de Aleravy Beats

    Responder
    • Lucas Xavier

      Se você acha que segue os passos do artigo, vai fundo!

      Responder
  10. Jheniffer Monik Sávio Porfirio

    Oi, gostaria de uma dica.
    Meu nome é Jheniffer Monik Sávio Porfirio, gosto muito do meu nome composto, mas para o meu nome profissional acredito que o melhor seria Jheniffer Porfírio, mas será que eu posso usar Jheniffer Monik?
    Sou consultora de vendas.
    Desde já agradeço pela ajuda 🙂

    Responder
    • Lucas Xavier

      Seu nome é fácil de falar, mas é difícil de escrever.

      Responder
  11. Ana Caroline dos santos

    eu compus uma música de rap do amor’ e quero um nome artístico tipo mara,tami, o que você acha me ajuda escreve ums nomes pfvr

    Responder
  12. Rosângela Lopes Brandão

    Boa tarde, Lucas.
    Gostaria de sugestões suas.
    Estou com dificuldades em definir um nome artístico para carreira solo musical (cantora) gêneros: MPB, sertanejo, samba, românticos, e como compositora.
    Meu nome atual: Rosângela Lopes Brandão
    Quando casada: Rosângela Lopes Brandão Thompson
    Apelido de família: Zange (Facebook: Rosângela Brandão)
    Obrigada.

    Responder
  13. Jéssica Natániela

    OI LUcas tudo bem?
    Eu estou a criar uma dupla musical com uma amiga, e temos problemas em escolher o nome
    Tens como dar uma força?
    O meu Nome é Jéssica Natániela Sabonete e o da minha amiga é Arminda Arlete Capassete.

    Responder
  14. Samir Coimbra

    Oi Lucas , Meu nome é Samir Sair Pérez Costa, o sobre nome da minha mãe e Coimbra.

    Estou em dúvida se uso como nome Artístico Samir Coimbra ? ou seria bom escolher outra opção?

    pois eu me dedico as redes sociais e YouTube.

    Responder
  15. Arnaldo

    Oi Lucas tbm tenho que tomar decisão sobre esse tema, pode opina entre Arnaldo rhara, Sharmone, tango Alpha . Meu apelido é Mô meu nome é Arnaldo e a outra opção é porque como li seu artigo é fácil de falar… O gênero é mpb pop.. Obrigado Lucas✌

    Responder
  16. Tami Swash

    Ola Lucas tudo bem? eu tenho uma dúvida, eu trabalho como palestrante e preciso usar meu nome profissional, porem meu nome artístico é outro. Trabalho como palestrante porque é onde vem o dinheiro para começar minha carreira musical, porem meu nome musical é bem diferente… isso é um grande problema e se for como eu faço para resolver? Me ajude por favor!

    Responder
    • Lucas Xavier

      Oi Tami. Tudo bom. Acho que no seu caso não ha problema em ter um só nome para palestrante e cantora (se for o caso). Exitem vários artistas que dão palestras e palestrantes músicos. Não existe conflito, pelo contrario, isso pode ser seu diferencial. Não um problema. =)

      Responder
      • Tami Swash

        Muito Obrigado 🙂

        Responder
      • Tami Swash

        Meu grande problema aqui é que não posso fazer site de palestra e musica juntos porque vai ficar muito confuso. 🙁

        Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. 3 Dicas de Como Cuidar da Voz Antes de um Show - […] Criar um Nome Artístico » Dicas para Escolher o Nome […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *