Deseja saber como compor uma música de qualidade e quem sabe estourar nas paredas de sucesso? Então você chegou no lugar certo.
No conteúdo de hoje você vai receber várias dicas importantes sobre como compor uma música. Tudo isso, independente do seu estilo musical, afinal, as opiniões sobre o que é uma música de qualidade e como compor algo que agrade o público são diferentes e controversas.
O fato é que existem algumas dicas que podem ajudar no processo criativo de qualquer pessoa que deseja escrever uma letra de música ou criar uma melodia.
Uma delas, por exemplo, é sempre ter onde anotar ou gravar o que vier na cabeça. Quase todo compositor já teve que sair do banho correndo para anotar alguma ideia antes que ela apagasse de sua mente.
Então, a primeira dica é: sempre tenha onde registrar suas ideias.
Vídeo: Como Ser um Compositor Profissional
Cinco dicas de como fazer uma música
Dedicar tempo de qualidade para compor uma música é o que muitos músicos fazem para obter sucesso. No entanto, compor uma música não é tão fácil quanto parece. Pelo contrário, se você não tiver direcionamento correto, fazer uma música se torna bem difícil.
Não fique preocupado, trouxemos aqui uma lista de cinco dicas de como compor uma música, e com toda a certeza você conseguirá escrever belas canções que irão lhe encher de orgulho.
Dica 1 – Anote tudo
Antes de mais nada, se você possui o costume de usar o bloco denotas do seu celular para anotar cosias importantes, pode permanecer usando-o para anotar todas as ideias que você tiver.
Caso o uso do celular não seja algo tão rotineiro para você, carregue um pequeno bloco de papel em seu bolso, ou mochila. Na hora de compor uma música, tudo o que você pensar anote, pode ser não só uma rima, como também uma base de ideia, uma situação que você presenciou, nunca se sabe quando uma boa ideia pode surgir.
Dica 2 – Exercício da palavra dita
Esse é um ótimo exercício indicado por músicos experientes, nele, é preciso que a melodia e o ritmo sejam esquecidos e assim toda a atenção seja direcionada para a letra da música, ou os pequenos trechos escritos.
Repita sempre, para que os versos que pareçam forçados sejam alterados e assim você possa lapidar a letra de sua canção e conseguir ótimos resultados. No início, essa dica pode ser difícil de ser executada, mas na verdade basta começar.
Dica 3 – Grave as inspirações
Tudo o que você fizer, seja uma letra, uma melodia ou um riff não deixe de gravar. Não há nada mais frustrante para um compositor que esquecer uma boa ideia.
Portanto lembre-se que a sua mente não é infalível e pode ser que por algum descuido uma boa ideia se perca no meio do caminho.
Usar um aparelho de gravação ou até mesmo o seu celular, pode ser uma forma de não esquecer uma boa melodia.
Dica Valiosa: Caso você queira deixar registrado, pode criar um grupo no WhatsApp somente com você como participante, lá você poderá gravar pequenos áudios e acessá-los por meio do app.
Dica 4 – Procure a sua inspiração
Descobrir ou entender qual é a melhor forma de se inspirar só pode acontecer se você começar a fazer pequenos testes. Comece a sair de casa e fazer alguma atividade como caminhar, andar de patins, passear em locais que você nunca foi.
Ir em busca de sua inspiração individual pode ser algo rápido ou mais lento, mas sempre busque novas alternativas que façam você se inspirar, seja pensar em seus relacionamentos passados, na pessoa amada, situações cotidianas, tudo é válido se lhe ajudar a compor uma música nova.
Dica 5 – Exercício da melodia cantada
Esse exercício é muito prático para que você comece a entoar a melodia que você vem idealizando em sua cabeça, o maior segredo dessa dica é a repetição. Literalmente a repetição com exaustão nos leva à perfeição.
Quando repetir por várias vezes a melodia cantada, grave assim como informado no passo 4 o que você conseguiu produzir para que não haja o risco de se esquecer.
Conclusão
Agora que você já tem uma boa noção de como compor uma música, o próximo passo é saber como fazer com que essa música chegue aos ouvidos das pessoas certas.
Aqui no blog tem um artigo muito interessante sobre como vender shows que pode te ajudar neste processo.
Se você quiser se aprofundar ainda mais em como ser um artista profissional, recomendo que você adquira meu livro “Os 7 Verbos do Marketing Musical“. Nele você irá aprender como divulgar sua música do jeito certo e ser ouvido pelas pessoas. Clique na imagem abaixo para saber mais.